Guido Westerwelle cumpre agenda no Brasil

Dando continuidade à estratégia de estreitar ainda mais as relações bilaterais entre a Alemanha e o Brasil, o ministro das Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, desembarca no País na próxima segunda-feira (13).

O político visitará a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, onde fará um discurso para empresários e representantes de associações econômicas, sobre a situação do euro e o futuro da Europa.

 Ainda na capital federal, Westerwelle se encontrará com o ministro da Educação brasileiro, Aloízio Mercadante. Para a reunião, estão previstos temas relacionados às oportunidades de intercâmbio acadêmico entre Brasil e Alemanha e o programa Ciência Sem Fronteiras.

Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores do Brasil, receberá o diplomata alemão no Palácio do Itamaraty, na mesma data.

Na terça-feira (14), em São Paulo, Westerwelle vai inaugurar o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH, na sigla em alemão), ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil, Marco Antônio Raupp.

O Centro, que faz parte da política de internacionalização do governo alemão, funcionará como base conjunta das instituições alemãs de pesquisa e de fomento à pesquisa, ampliando as relações científicas entre os dois países.

 O ministro também irá apresentar a logomarca para o ano da “Alemanha no Brasil 2013-2014”, que adota o lema “Quando ideias se encontram”.  A iniciativa reunirá eventos econômicos, científicos e culturais durante o ano comemorativo.

A viagem se encerrará no Rio de Janeiro, na quarta-feira (15), onde o
ministro alemão irá se reunir com Sérgio Cabral, governador do Estado, e participar do evento em comemoração aos 95 anos da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Depois da visita ao Brasil, Guido Westerwelle, que já esteve por aqui em março de 2010, e sua delegação passarão pelo Peru, Panamá e México.

 

 

DPA
DPA