Índices revelam otimismo em relação à economia

O Índice de Clima de Negócios na Alemanha medido mensalmente pelo Instituto Ifo, de Munique, registrou nova alta em fevereiro. Com 111,2 pontos, esse foi o 9º mês seguido em que a indústria e o comércio alemão se revelaram otimistas em relação à economia do país.


Na indústria de manufatura, os negócios continuam melhorando, impulsionados principalmente pelas exportações. As expectativas para a primeira metade do ano são positivas e o setor já planeja ampliar seu quadro de funcionários.


O varejo foi o único segmento que registrou baixa. No entanto, embora não estejam satisfeitos com a conjuntura atual, os varejistas acreditam que a situação deva melhorar em breve.


Índice de Clima Econômico


O Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina, mensurado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (21), permaneceu em 5,8 pontos em janeiro, em uma escala de 0 a 9, revelando que o clima continua otimista nos 17 países avaliados.


No Brasil, o indicador vem registrando queda desde janeiro de 2010, quando registrou 7,8 pontos. Em janeiro, o ICE do País se manteve em 6,7 pontos.


Uruguai e Peru tiveram os melhores resultados (7,5 pontos) e a Venezuela o pior, caindo de 2,3 para 1,8 pontos.


No mundo, o índice teve leve alta e alcançou os 5,9 pontos.

SXC
SXC