Indústria alemã abre compras de café certificado

Uma das mais conceituadas indústrias de café do mundo, a alemã Tchibo informou que será o primeiro comprador internacional de cafés arábica com o selo Certifica Minas Café, criado pelo Governo de Minas e coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Sediada na cidade de Hamburgo, a empresa diz, em nota, que está realizando as primeiras aquisições do produto das lavouras certificadas do Estado, e declara seu apoio à iniciativa do governo mineiro, representada por um sistema de certificação próprio para propriedades sustentáveis de produção de café.

No primeiro lote de café com o selo do Certifica Minas estão sendo vendidas à Tchibo 50 mil sacas de 60 quilos, por intermédio da Exportadora de Guaxupé. Para o café exportado contando com o diferencial do selo de certificação de propriedade, houve um bônus (premiação) por saca sobre o preço de mercado.
De acordo com Jan Wagenfeld, diretor da Tchibo Café, “como Minas Gerais tem a maior área de cultivo do Brasil para o café arábica, o modelo de certificação de propriedades cafeeiras utilizado em Minas poderá ser um grande passo da produção convencional para a produção sustentável no Brasil”.

Ele ressalta o fato de o Certifica Minas Café ser “um dos primeiros programas do gênero no mundo realizado por um governo regional em um país produtor de café”. Graças a esta iniciativa, acrescenta o diretor, “cerca de mil produtores de café têm atualmente acesso à formação em boas práticas agrícolas, com a consideração simultânea de aspectos sociais e ambientais e existe um potencial para incluir muito mais agricultores”.

Criada em 1949, a Tchibo adquiriu o café com o selo criado pelo Governo de Minas visando fortalecer o fornecimento aos seus clientes do mercado mundial um café de qualidade superior. Nos oito países onde atua, a Tchibo opera mais de mil lojas, sendo também uma das principais empresas de comércio eletrônico na Europa. O número de funcionários ultrapassa 12 mil em todo o mundo e sua receita alcançou 3,6 bilhões de euros em 2012. A nota acrescenta que a indústria lidera o mercado de café torrado na Alemanha, Áustria, República Checa, Alemanha e Polônia.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

 

 

CC / Flickr / Stirling Noyes
CC / Flickr / Stirling Noyes