Indústria automotiva alemã mostra recuperação

O crescimento acentuado da indústria automotiva alemã revela a rápida recuperação do setor frente à crise. No primeiro semestre desse ano, as exportações e a produção interna de veículos de passeio registraram elevação de 44% e 23%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Federação da Indústria Automotiva Alemã (VDA).


O presidente da VDA, Matthias Wissmann, atribui o resultado ao aumento da demanda por parte dos mercados chinês e norte-americano. “Esses países conduziram, particularmente, a demanda. Na segunda metade do ano, a expansão deverá ser mais lenta. Mas estamos confiantes. As exportações de veículos de passeio devem aumentar 20% e, com isso, a produção interna poderá crescer pelo menos 10%”, afirmou durante uma entrevista coletiva em Berlim, no início de julho.


Wissmann prevê que o mercado alemão encerre o ano com 2,8 milhões a 2,9 milhões de unidades novas de veículos licenciados, o que representa uma queda de 25% em relação ao ano anterior. “No entanto, se somarmos os volumes de 2009 e 2010, teremos uma média de 3,3 milhões de carros novos no mercado, o que é um resultado muito significativo”, destacou.

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen