Investimentos externos no Brasil crescem 16,3%

O Brasil está entre os 10 principais destinos para investimentos no mundo, aponta um relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Pela primeira vez, o investimento estrangeiro direto no País superou economias tradicionais, como o Japão, e já está quase se igualando à Alemanha. O Brasil também superou a Índia e a Itália, passando da 13ª para a 10ª posição no ranking global.


Os investimentos estrangeiros no Brasil somaram US$ 30,2 bilhões, 16,3% acima dos níveis de 2009. O montante ainda representa menos de um terço do investido na China.


 Pela primeira vez na história, os países emergentes receberam mais da metade (53%) de tudo o que foi investido no mundo, indica o relatório. Nessas economias, o fluxo de investimentos estrangeiros cresceu 10%.


Os países ricos, no entanto, apresentaram queda de 7%, resultado que puxou para baixo o número geral de investimentos no mundo. Os investimentos globais ficaram praticamente estagnados, somando US$ 1,12 trilhão – uma leve alta de 0,7% em relação a 2009.

SXC
SXC