OCDE prevê crescimento de 3% para países do G7

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) acredita que exista uma tendência de crescimento das economias dos sete países que compõem o grupo de nações mais industrializadas do mundo, o G7. De acordo com o relatório divulgado pela organização, Alemanha, Itália, França, Reino Unido, França e Estados Unidos devem registrar, no primeiro semestre do ano, uma alta de 3% em seu Produto Interno Bruto (PIB). Somente o Japão, que também integra o grupo, não acompanhará o ritmo. O terremoto e o tsunami enfrentados pelo país no último mês geraram perdas de 3,3% a 5,2% do seu PIB, segundo estimativas das autoridades japonesas, e devem afetar a economia local.


“As perspectivas de crescimento são mais elevadas em toda a área em que atuamos e a recuperação está se tornando autossustentada”, afirmou o chefe da organização, Carlo Padoan.


O documento da OCDE alertou, no entanto, que a taxa de desemprego (que se mantém acima dos 2% em todos os outros seis países do G7) ainda representa um obstáculo à recuperação total dos mesmos.

SXC
SXC