Oportunidades para PMEs alemãs no Brasil

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) alemãs estão atentas às oportunidades geradas pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas no Brasil, e aos projetos de infraestrutura decorrentes desses megaeventos. De acordo com o Ministro Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha, Rainer Brüderle, o interesse crescente das empresas de pequeno e médio portes pode ser medido pelo número de delegações que visitarão o País neste ano. “Em 2010, 40 delegações da Alemanha virão ao Brasil”, destacou o Ministro durante seu encontro com empresários na Câmara Brasil-Alemanha. A visão do Ministro vai ao encontro da estratégia do Governo alemão de estimular o comércio exterior das PMEs.


 A Câmara também anunciou uma iniciativa criada para atender às demandas crescentes na busca de informações por parte dos empresários. A Deutsches Haus irá prestar consultoria e mostrar as oportunidades de investimentos em solo brasileiro. “A iniciativa chega na hora certa. Reagimos a essa demanda com a Deutsches Haus, uma plataforma de apoio às PMEs no Brasil”, disse Weber Porto, presidente da Câmara Brasil-Alemanha em São Paulo. A idéia é oferecer também infraestrutura e espaço àquelas interessadas em instalar uma representação ou um escritório no País.


Potencial


O Ministro ressaltou também a intenção de abrir novos caminhos para as relações bilaterais. Além da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos, nos quais a Alemanha pode contribuir com tecnologias de segurança, transporte e infraestrutura, setores como a indústria petrolífera, de energias sustentáveis e eletromobilidade possuem um grande potencial para realização de negócios futuros, de acordo com Brüderle. “Queremos ampliar as relações com o Brasil”, reforçou.

Luiz Machado
Luiz Machado