Países emergentes redefinirão economia mundial

As seis maiores economias em desenvolvimento – os BRIC (Brasil, Rússia, índia e China) juntamente com Indonésia e Coréia do Norte – devem ser responsáveis, até 2025, por metade do crescimento global, revela em estudo do Banco Mundial, divulgado nessa terça-feira (17). O documento ainda prevê que o mundo não será mais dominado por uma só moeda e aponta uma provável tríplice influência: Euro, Dólar Americano e Yuan.


As economias em desenvolvimento, como grupo, deverão representar um crescimento médio de 4,7% ao ano entre 2011 e 2025, enquanto os países desenvolvidos, como Alemanha, Estados Unidos e Japão, deverão registrar 2,3%.


Para Justin Yifu Lin, economista-chefe do Banco Mundial, “o rápido crescimento das economias emergentes tem impulsionado uma mudança; agora, os centros de crescimento econômico são distribuídos entre as economias desenvolvidas e em desenvolvimento – é um mundo verdadeiramente multipolar”.


Segundo o estudo, por apresentarem diferenças estruturais e políticas os países emergentes enfrentarão diferentes desafios para alcançar a multipolarização prevista.


A China, de economia voltada para exportações, deverá enfrentar problemas institucionais e governamentais, enquanto o Brasil, focado no consumo interno, pode ter dificuldades em encontrar capital humano e no acesso à educação.

SXC
SXC