PIB alemão sobe 0,7% no 2º trimestre

Após um começo de ano fraco, a economia alemã está ganhando impulso. A avaliação é do Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis), que divulgou nesta quarta-feira (14) um crescimento de 0,7% do Produto Interno Bruto do país no período de abril a julho, na comparação com janeiro a março (o valor é ajustado pela inflação e leva em conta variações sazonais e de calendário). O órgão reviu os valores do PIB do 1º trimestre deste ano – de 0,1% para 0,0% – e do último trimestre do ano passado – de – 0,7% para – 0,5%.

De acordo com o Destatis, a maior contribuição positiva para o resultado de abril a julho foi a da demanda doméstica, com a elevação do consumo tanto do governo quanto das famílias em relação aos três meses anteriores. Houve também um crescimento considerável da formação bruta de capital fixo (compra de máquinas, equipamentos e material de construção por parte das empresas), provavelmente em função da recuperação após um inverno extraordinariamente longo e frio. Além disso, o aumento das exportações na comparação com o trimestre anterior foi maior do que o das importações, resultando em uma contribuição da balança comercial para o PIB.

Na comparação anual, a economia alemã cresceu 0,9% no 2º trimestre deste ano (em relação ao 2º trimestre de 2012), em valor ajustado pela inflação (levando-se em conta os efeitos do calendário, o crescimento é de 0,5%).

De acordo com cálculos iniciais do Destatis, o PIB de abril a julho foi alcançado por 41,8 milhões de trabalhadores em território alemão, um aumento de 242 mil pessoas (ou 0,6%) em relação ao mesmo período do ano passado.

Também nesta quarta-feira, o Eurostat, Instituto de Estatística da União Europeia, divulgou que tanto o PIB da zona do euro quanto o da União Europeia subiram 0,3% no 2º trimestre do ano (na comparação com o período de janeiro a março). No 1º trimestre, o PIB havia decrescido 0,3% na zona do euro e 0,1% na UE.

Thomas Imophototek
Thomas Imophototek