PIB brasileiro cresce apenas 0,9% em 2012

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% em 2012 em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,4 trilhões, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º).

Esse é o pior desempenho da economia desde 2009, quando havia sido registrada uma queda de 0,3%. Em 2010, houve crescimento de 7,5%, e em 2011, de 2,7%. Avaliando apenas o quarto trimestre de 2012, houve expansão de 0,6% em relação ao trimestre anterior e de 1,4% ante o último trimestre de 2011.

Sob a ótica da produção, o crescimento do PIB no ano passado foi sustentado pelo setor de serviços, que registrou expansão de 1,7% no ano. A agropecuária teve queda de 2,3% e a indústria, de 0,8%. Sob a ótica da demanda, houve crescimento no consumo das famílias (3,1%) e no do governo (3,2%), enquanto a formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos, caiu 4%.

Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou nesta sexta-feira o baixo crescimento do PIB. “Foi um ano de PIB mais baixo, abaixo das nossas expectativas, porém em uma trajetória positiva, uma trajetória de aceleração que vai continuar e nos levar aos objetivos de crescimento que nós estabelecemos para o Brasil”, disse.

Mantega admitiu que é preciso fazer mais em 2013, mas lembrou que as medidas que vem sendo adotadas para combater a crise demoraram mais tempo para surtir efeito no ano passado em função da crise internacional. Segundo ele, o Brasil teve mais dificuldade de exportar. Nesse sentido, as projeções do ministro indicam um cenário internacional mais favorável. “A crise internacional está superada do ponto de vista financeiro. A economia mundial deverá crescer mais, com mais mercados para que a indústria brasileira possa vender os seus produtos. Nossa perspectiva é crescimento entre 3% e 4% para 2013. O primeiro trimestre está se configurando bom, o crescimento observado no quarto trimestre do ano passado está sendo consolidado.”

Menor desempenho entre os BRICS

O crescimento de 0,9% registrado pelo Brasil em 2012 foi o menor entre os países do Brics. A China teve o maior crescimento (7,8%), seguida pela Índia (5%), Rússia (3,4%) e África do Sul (2,5%).

O crescimento da economia brasileira também ficou abaixo da média mundial, que foi 3,2% no período. O Japão (com alta de 1,9%), os Estados Unidos e a Coreia do Sul (ambos com 2,2%) também tiveram aumentos do Produto Interno Bruto superiores ao do Brasil.

O crescimento brasileiro se equiparou ao da Alemanha (0,7%), mas foi superior ao da França (0,1%). Na zona do euro, houve queda (-0,5%), assim como no Reino Unido (-0,1%), na Espanha (-1,4%), na Itália (-2,2%) e em Portugal (-3,2%).

Com informações da Agência Brasil

SXC
SXC