PIB brasileiro cresceu 0,6% no terceiro trimestre


O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro teve crescimento de 0,6% no terceiro trimestre de 2012, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, alcançando R$ 1,9 bilhão. O maior crescimento foi da agropecuária (2,5%). Na indústria, houve aumento de 1,1%, enquanto os serviços registraram taxa de variação nula. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (30).



De acordo com o instituto, sob a ótica do gasto, a despesa de consumo das famílias cresceu 0,9%, enquanto que a despesa de consumo da administração pública permaneceu estável (0,1%). Já a formação bruta de capital fixo (investimento em máquinas e equipamentos) apresentou sua quinta taxa de variação negativa consecutiva nesta base de comparação: queda de 2,0%. No que se refere ao setor externo, as exportações de bens e serviços variaram positivamente em 0,2%, enquanto que as importações caíram 6,5%.



Apesar de considerar abaixo do esperado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou nesta quinta-feira, na capital paulista, que está satisfeito com o crescimento do Produto Interno Bruto. “A taxa não foi tudo aquilo que esperávamos, mas estamos na direção certa”, avaliou. Mantega anunciou que o governo federal, como forma de continuar estimulando a economia, tomará novas medidas de incentivo. Segundo ele, essas medidas serão no âmbito do financiamento e o anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias.



De acordo com o ministro, o crescimento de 0,6% foi puxado pelo setor de agronegócios (que obteve crescimento de 2,5%.). “Foi um bom resultado. Isso reflete que esse setor vai ter um recorde na produção de grãos”, avaliou. A surpresa nos dados do IBGE, para Mantega, foi o desempenho do setor de serviços, que representa mais de 60% do PIB nacional. “A sua variação afeta o indicador e teve crescimento zero”, disse. Para o quarto trimestre, o ministro prevê um crescimento de 1% na economia e, para o próximo ano, o PIB deverá crescer 4%.



Comparação com o 3º tri de 2011



Segundo informações do IBGE, quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB apresentou crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2012. Sob a ótica da produção, a agropecuária cresceu 3,6% neste trimestre em relação a igual período de 2011. A indústria, que já havia apresentado queda de 2,4% no trimestre anterior, recuou 0,9%. O setor de serviços cresceu 1,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.



A formação bruta de capital fixo teve redução de 5,6% em relação a igual período do ano anterior. Esse movimento foi puxado pela queda da importação e da produção interna de máquinas e equipamentos, além da desaceleração da taxa de crescimento da construção civil. A despesa de consumo da administração pública, por sua vez, cresceu 3,2% na comparação com o mesmo período de 2011, e a do consumo das famílias, 3,4%.



Pelo lado da demanda externa, tanto as exportações (-3,2%) quanto as importações de bens e serviços (-6,4%) apresentaram quedas. O menor recuo relativo das exportações em relação às importações pode ser explicado pela desvalorização cambial.



Com informações da Agência Brasil

SXC
SXC