PIB da zona do euro deve enfraquecer em 2013

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (20), o Euroframe – uma rede de dez institutos de pesquisas europeus (incluindo os alemães DIW Berlin e Kiel Institute) – afirma acreditar que a economia da zona do euro só voltará a crescer em 2014.

“Como resultado da demanda externa relativamente fraca, da incerteza financeira contínua e da postura contracionista da política fiscal, o PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro caiu em 2012. No curso do ano passado, houve uma desaceleração em algumas economias-chave, que tem reflexos sobre 2013. Apesar de anteciparmos certa recuperação da confiança em algumas grandes economias ao longo dos próximos meses, o resultado ainda deverá ser uma queda limitada no PIB de 0,3% neste ano. A fraca demanda externa não será suficiente para compensar a queda na demanda doméstica”, diz o estudo.

Para 2014, os institutos acreditam que uma recuperação na demanda doméstica da eurozona leve a uma volta do crescimento do PIB da região, de 1,3%. No entanto, alertam que essa previsão deve ser considerada à luz da vulnerabilidade contínua a choques financeiros de alguns membros da zona do euro.

“Essa vulnerabilidade dos países em crise financeira está se desenvolvendo através de um ajuste fiscal contínuo. No entanto, também está havendo um grande ajuste fiscal entre outros membros da eurozona, e isso está tendo um efeito negativo substancial sobre o crescimento. Sem esse ajuste fiscal, a zona do euro poderia crescer cerca de 1,5% neste ano e 2% no ano que vem”, conclui o relatório.