Pobreza infantil afeta também os países ricos


O Report Card 10, estudo da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância, na tradução do inglês) sobre a pobreza infantil no mundo industrializado, compara as performances de países com economias avançadas.


Na União Europeia, com a inclusão da Noruega e da Islândia, 13 milhões de crianças vivem sem itens básicos necessários ao seu desenvolvimento, segundo parâmetros do relatório, divulgado na última terça-feira (29). Outros 35 países com economias fortes somaram 30 milhões de crianças vivendo em situação de pobreza.


A comparação internacional, de acordo com o estudo, prova que a pobreza infantil nesses países não é inevitável, mas sim suscetível às políticas adotadas por cada governo. Isso mostra, portanto, que algumas nações promovem ações muito mais eficazes que outras na proteção de crianças em situação de vulnerabilidade. “Os dados reforçam que muitas crianças continuam sem condições básicas de desenvolvimento em países que têm condições de provê-las”, diz o diretor do Departamento de Pesquisa da UNICEF, Gordon Alexander.


Como base para as comparações e análises, o relatório trabalhou em duas áreas diferentes. A primeira, e principal delas, traz índices de pobreza infantil (na faixa etária de 1 a 16 anos), e investiga o percentual de crianças que não têm acesso a um ou mais itens básicos para o seu desenvolvimento, de acordo com uma lista de 14 tópicos. Entre eles, incluem-se o mínimo de três refeições diárias, um local apropriado e tranquilo para realizar os trabalhos escolares, livros didáticos em casa e acesso à internet.


As maiores taxas de pobreza infantil foram identificadas na Romênia, Bulgária e Portugal – com, respectivamente, 70%, 50% e 27% de suas crianças nessa situação. Países mais ricos, como a França e a Itália, tiveram índices acima de 10%, enquanto nos nórdicos e na Holanda as taxas ficam abaixo de 3%. A Alemanha, maior potência econômica da Europa, tem 8,8% de pobreza infantil.


O segundo ponto abordado pela pesquisa levanta dados para determinação dos índices de pobreza relativa. Esse limite é verificado a partir do percentual de crianças vivendo abaixo da linha da pobreza, definida em cada país por 50% da receita mensal média das famílias ou grupos que vivem em um mesmo lar. Mais uma vez, os países nórdicos têm os menores índices, com a Islândia e a Finlândia ocupando as últimas posições em termos de pobreza relativa. A Alemanha soma 8,5% de suas crianças vivendo com menos da metade da renda mensal média dos grupos familiares do país.

flickr.com/cifor
flickr.com/cifor