RS apresenta competitividade na Alemanha


Em visita à Alemanha, empresários do Rio Grande do Sul (RS) ressaltaram a competitividade do estado no setor de tecnologia da informação (TI), sobretudo durante a CeBIT 2012, feira mundial do setor, em Hannover.



Por meio da promoção do Seminário de Oportunidades de Negócios em TI, organizado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e pela Federação da Indústria do Rio Grande do Sul (Fiergs), os participantes do evento conheceram os diferenciais das empresas do estado na área de inovação.



Além das oportunidades de negócios, foram apresentadas as estratégias de desenvolvimento, assim como o potencial de parques tecnológicos gaúchos, como o Tecnopuc, o Tecnosinos e a unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), representados em um estande coletivo na CeBIT.



Neste sentido, o governo do RS pretende implantar em breve sua nova política industrial, que contempla incentivos para a inovação tecnológica e rede de parques tecnológicos, incluindo vantagens nos financiamentos.



Durante sua estadia na Alemanha, Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, alegou que o estado pode se beneficiar fortemente das parcerias de pesquisa, ciência e inovação entre o Brasil e o país europeu.



Em conversa com a chanceler alemã Angela Merkel, Genro manifestou também a intenção de estreitar as parcerias entre companhias dos dois países, agregando a capacidade produtiva nacional à tecnologia desenvolvida na Alemanha.

CeBIT/Divulgação
CeBIT/Divulgação