Salário mínimo alemão será de € 8,50/hora

A Alemanha fechou acordo, nesta quarta-feira (02), para adoção de um salário mínimo de € 8,50 por hora de trabalho, que valerá a partir de 1º de janeiro de 2015. De acordo com cálculos do governo, cerca de 3,7 milhões de pessoas vão se beneficiar diretamente da medida quando ela entrar em vigor.

“O salário mínimo é uma boa notícia para as pessoas que trabalham duro, mas não conseguem viver desse trabalho. Dele poderão se beneficiar os trabalhadores de todos os setores, no Leste e no Oeste. O salário mínimo é a lei mais complexa e bem-sucedida que acordamos há décadas na Alemanha”, afirmou a ministra do Trabalho, Andrea Nahles.

Ele não valerá, porém, para jovens com menos de 18 anos, bolsistas, estagiários e pessoas que estão desempregadas há muito tempo (para estas últimas, a regra passa a valer seis meses após a contratação em um novo trabalho). O salário mínimo será implantado gradualmente até 2018, e terá acompanhamento de uma comissão formada por representantes de trabalhadores e empregadores.

Dos 28 países da União Europeia, 21 já têm um salário mínio estipulado ao lado da Alemanha, ainda não o têm a Dinamarca, Finlândia, Itália, Áustria, Suécia e Chipre.

SXC
SXC