Setor de energias renováveis puxa emprego

Em 2013 , aproximadamente 6,5 milhões de pessoas já foram empregadas na indústria de energia renovável em todo o mundo , um novo estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) revela . ” Energias Renováveis ??e Jobs – Revisão Anual 2014 ” sublinha o papel importante que as energias renováveis ??continuam a desempenhar na criação de emprego e crescimento da economia global.

O relatório anual abrangente mostra um crescimento constante no número de postos de trabalho de energia renovável em todo o mundo , que se expandiu a partir de 5,7 milhões em 2012, de acordo com a IRENA .

Isto está em linha com o que o Ministério do Meio Ambiente alemão (BMUB) encontrou em seu próprio estudo, que relata que o desenvolvimento de fontes de energia renováveis ??na Alemanha continuou a mostrar efeitos significativos de crescimento e emprego.

O número de postos de trabalho que podem ser atribuídos ao sector das energias renováveis ??na Alemanha, em 2012 foi de 377.800 .

Alemanha informou recentemente uma participação recorde de uso de energias renováveis ??no seu consumo de energia para o primeiro trimestre de 2014. Isso indica que as as energias renováveis ??desempenham um papel significativo na economia e é um bom sinal para a continuação do crescimento do emprego no setor e para os números do emprego do setor no futuro. O cenário do setor fora da Alemanha também reforçam a declaração do diretor-geral da IRENA Adnan Amin Z. que o sector das energias renováveis ??” está provando que ele não é mais um nicho , tornou-se um empregador significativo em todo o mundo . “

O emprego de energia renovável em todo o mundo foi moldada por mudanças regionais , realinhamentos da indústria, a crescente concorrência e os avanços nas tecnologias e processos de fabricação em 2013. Os maiores empregadores por país são a China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha, Espanha e Bangladesh, enquanto o maiores empregadores por sector são fotovoltaica solar, biocombustíveis , eólica, biomassa moderna e biogás.

O estudo observou que a indústria eólica offshore ainda está concentrada na Europa, especialmente no Reino Unido e na Alemanha, e que a cadeia de valor dos biocombustíveis oferece o segundo maior número de postos de trabalho de energia renovável após energia solar.

O relatório completo está disponível para download em www.irena.org / REjobs

picture_alliance/ dpa
picture_alliance/ dpa