Siemens compra fornecedor de software de simulação CD-adapco

realidade virtualA Siemens e a CD-adapco assinaram um acordo para a compra de ações com vista à aquisição da CD-adapco pela Siemens. O valor da aquisição é de $970 milhões. A CD-adapco é uma empresa global de engenharia de simulação com soluções de software que cobrem uma vasta gama de disciplinas de engenharia incluindo dinâmica de fluidos (CFD), mecânica de sólidos (CSM) transferência de calor, dinâmica da partícula, fluxo de reagente, eletroquímica, acústica e reologia. No último ano fiscal, a CD-adapco tinha mais de 900 pessoas em sua equipe e receitas de cerca de 200 milhões de dólares com margens de dois dígitos típicos da indústria de software. Em média, a CD-adapco aumentou as suas receitas, em moeda constante, em mais de 12% ao ano nos últimos três anos fiscais. A Siemens espera que este negócio continue a registrar um forte crescimento no futuro.

“Como parte de sua Visão 2020, a Siemens adquire a CD-adapco, direcionando o seu foco no crescimento de negócios digitais, expandindo seu portfólio na área de software industrial. O software de simulação é chave para permitir que os clientes possam trazer produtos melhores para o mercado, de forma mais rápida e com custos menores. Com a CD-adapco, estamos adquirindo um líder estabelecido de tecnologia que nos permitirá complementar nosso portfólio de software industrial de classe mundial e implementar a nossa estratégia de expandir nosso portfólio na área de negócios digitais”, declara Klaus Helmrich, membro do Conselho de Administração da Siemens.

A CD-adapco é uma empresa global de engenharia de simulação com uma visão única de Multidisciplinary Design eXploration (MDX). A simulação de engenharia fornece o fluxo de informação mais confiável possível para o processo de design, o que promove a inovação e reduz os custos de desenvolvimento dos produtos. As ferramentas de simulação CD-adapco, lideradas pelo principal produto STAR-CCM+, permite que engenheiros descubram melhores designs de forma mais rápida. A CD-adapco tem hoje mais de 3.200 clientes no mundo todo. Os seus softwares são atualmente utilizados por 14 dos 15 maiores fabricantes de automóveis, por todos os 10 principais fornecedores da indústria aeroespacial e por nove dos dez maiores fabricantes dos setores de energia e marítima.

O CEO e Presidente da CD-adapco Sharron MacDonald disse, “Estou feliz tanto pelos funcionários quanto pelos clientes da CD-adapco. As oportunidades que resultam da aquisição pela Siemens são infindáveis. A visão de nossos fundadores será concretizada com a integração destas tecnologias de engenharia e de fabricação de classe mundial e uma estratégia de negócios que permitirá que a simulação de engenharia impacte mais produtos e empresas do que nunca.“

A CD-adapco tem sede em Melville, New York, EUA, e possui 40 escritórios pelo mundo. A Siemens espera que as sinergias tenham um impacto no EBIT na faixa media de dois dígitos de milhões dentro de cinco anos do fechamento do negócio, principalmente a partir de receitas. A conclusão do negócio está sujeita às aprovações habituais e é esperada para o segundo semestre do ano fiscal de 2016.

A CD-adapco será integrada ao negócio de software PLM da Divisão Digital Factory (DF) da Siemens. DF é o líder da indústria em tecnologia de automação e um dos principais fornecedores de software de Product Lifecycle Management – PLM (Gestão de Ciclo de Vida de Produto). “Ao acrescentarmos ferramentas avançadas de simulação de engenharia tal como CFD ao nosso portfólio e peritos experientes no campo à nossa organização, estamos incrementando em muito as nossas competências básicas no campo da simulação baseada em modelo que cria uma cópia digital muito precisa do produto,” disse Anton Huber, CEO da Divisão Digital Factory.

A Divisão Digital Factory reúne todos os negócios da Siemens que atendem aos setores de fabricação discreta – por exemplo, construção de automóveis e aeronaves, construção de máquinas e eletrônicos. Seu portfólio inclui tecnologias de software e hardware totalmente integradas e de alto desempenho para a implementação de links de dados técnicos ‘sem costura’ entre desenvolvimento, produção e fornecedores. A Siemens é atualmente a única empresa a oferecer tecnologias que, de forma compreensiva, fundem o mundo virtual do desenvolvimento de produto com o mundo real da fabricação. Novos produtos podem ser projetados, testados e otimizados no computador, enquanto os processos correspondentes de produção já estão sendo planejados e implementados. Como resultado, os clientes se beneficiam de maior eficiência, maior flexibilidade e menor tempo até a comercialização.

Foto: Shutterstock