UE avalia importação de carne bovina brasileira

Após uma retração de 85% na exportação de carne bovina à União Europeia (UE) em 2009, o Brasil tenta dialogar novamente com o bloco com o objetivo de retomar as vendas do produto e fazê-las retornar aos níveis anteriores a 2008.


Para discutir o pedido apresentado pelo governo brasileiro, Wagner Rossi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), encontrou-se na manhã desta segunda-feira (12) em Bruxelas com o Comissário Europeu de Saúde e Defesa do consumidor, John Dalli.


Rossi também confirmou a entrega de um relatório técnico em cumprimento às exigências europeias para permitir a importação de carne suína pela UE. Segundo o Ministro, “foi uma reunião positiva e um passo importante para estreitarmos os contatos para beneficiar a agricultura brasileira”.


Após o encontro, Dalli sublinhou que a questão de segurança de alimentos não é uma exigência apenas para produtos estrangeiros, mas também para os europeus. “Tais procedimentos são exigidos para todas as importações”, afirmou.


Medidas


Entre as medidas discutidas durante o encontro, Dalli deu atenção às missões de inspeção a serem realizadas no Brasil. Rossi concordou e garantiu que as autoridades brasileiras estão prontas para receberem os fiscais europeus e lhes darem apoio logístico e operacional.


O representante da União Europeia afirmou que irá estudar a demanda brasileira sobre a rastreabilidade animal e o Brasil, por sua vez, quer autorização para indicar às autoridades europeias as fazendas credenciadas a exportar carne ao bloco.


Ainda nessa segunda-feira, o Ministro terá reuniões com os representantes da União Europeia do Comércio de Bovinos e da Carne para ouvir sugestões sobre a melhor estratégia a ser adotada para a ampliação das exportações do produto.

Dreamstime/ Anyamay
Dreamstime/ Anyamay