UE chega a acordo sobre supervisor bancário


Após reunião que avançou pela madrugada desta sexta-feira (19), no encontro de cúpula do Conselho Europeu, os líderes da União Europeia (UE) chegaram a um acordo para implementar um supervisor bancário único para o bloco.

A legislação que vai criar o instrumento deverá ser aprovada até 1º de janeiro de 2013, e a supervisão, que ficará a cargo do Banco Central Europeu (BCE), será implantada ao longo do ano que vem (não foi definida uma data específica). Um plano detalhado dessa e de outras medidas para combater a crise da dívida deverá ser apresentado na próxima reunião de cúpula do Conselho, que acontecerá em dezembro. A supervisão única dos bancos do bloco é considerada pré-requisito para a recapitalização direta dos bancos europeus em dificuldades.



“Nós fizemos um progresso significativo no caminho para uma união econômica e monetária genuína. Nós reafirmamos nosso compromisso de pôr um fim nessa ligação perigosa entre bancos e dívida soberana”, declarou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.



“Nós demos aos nossos ministros das Finanças uma missão ambiciosa”, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, ressaltando também que “a qualidade deve estar acima da pressa” na implementação da supervisão bancária única.