UE prevê recuperação desigual no bloco

A Comissão Europeia acredita na continuidade da recuperação econômica no próximo ano. As previsões do órgão executivo da União Europeia (UE) indicam que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deverá ficar em torno 1,75% em 2010 e 2011. Em 2012, espera-se um ligeiro aumento para 2%.


As condições do mercado de trabalho deverão melhorar lentamente, refletindo os números positivos da economia. A taxa de desemprego cairá para cerca de 9% em 2012, diminuindo o déficit público para aproximadamente 4,25% do PIB , na avaliação da UE.


Para o Comissário Europeu dos Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, o momento é positivo, mas a recuperação não será igual em todos os países. “Muitos estados membros enfrentarão um período difícil de ajustes. É essencial que haja uma consolidação fiscal e políticas preventivas para garantir trabalho e crescimento sustentável”, destacou.


Desemprego


Em outubro, o desemprego na zona do euro subiu para 10,1%, comparado a 10% em setembro, de acordo com a Eurostat. Foi o maior índice desde julho de 1998, antes da criação do euro como moeda única. Nos 27 países da UE, o desemprego ficou em 9,6% em outubro, se mantendo estável na comparação com o mês anterior.


A Itália foi o país com o maior aumento na taxa de desocupação, passando de 8,3% para 8,6%. Na Alemanha, o índice se manteve estável em 6,7%.

SXC
SXC