UE vai buscar acordo para aprovar Orçamento

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse que irá se esforçar para chegar a um “acordo razoável” entre os líderes dos 27 países que compõem a União Europeia sobre o Orçamento Geral do bloco. Nos próximos dias 7 e 8, os líderes europeus se reúnem em Bruxelas, na Bélgica, para debater mais uma vez o Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia (UE) 2014-2020, depois da frustração de um acordo em novembro de 2012.

 “Irei me esforçar para que se chegue a um acordo razoável sobre o Orçamento. Um Orçamento orientado para o futuro: um Orçamento para o investimento, o crescimento, o emprego e a solidariedade”, afirmou Durão Barroso, na capital belga. “O debate não pode ser apenas sobre cortes, mas sobre como o dinheiro pode ser mais bem aplicado para promover o emprego e melhorar as condições de vida na União Europeia”, ressaltou.

No domingo (2), a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que as negociações sobre o Orçamento serão “muito difíceis” e pode demandar tempo até que se chegue a um acordo. “Não posso dizer se as conversas vão ter êxito. Só sei que as negociações vão ser muito difíceis”, disse em mensagem semanal de vídeo na sua página na internet.

Merkel acrescentou que fará “tudo para chegar a um acordo”. Mas destacou que a Alemanha, um dos maiores contribuintes do Orçamento europeu, tem de defender os seus interesses, ou seja, aprovar medidas que tornem a União mais competente e eficiente.

Com informações da Agência Brasil

SXC
SXC