Varejo alemão prevê crescimento tímido no Natal


Os comerciantes alemães estão otimistas com as compras de Natal e as pesquisas indicam que a confiança dos consumidores também está estável. Ainda assim, a previsão da Associação dos Varejistas da Alemanha (HDE, sigla em alemão) é de que as compras nos meses de novembro e dezembro cresçam apenas 1,5% frente ao ano passado (3%).



Segundo a instituição, o volume de negócios deve atingir € 78 bilhões, um aumento de € 1,2 bilhões frente ao registrado em 2010. No primeiro final de semana do Advento (que marca a contagem regressiva de um mês para o Natal), os itens mais cobiçados pelos consumidores foram os equipamentos tecnológicos, como tablets, smartphones e televisores 3D. De acordo com Stefan Genth, presidente da HDE, também estão na lista dos presentes mais procurados produtos como livros, bolsas, acessórios e artigos natalinos para decoração.



No Brasil, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) espera uma desaceleração moderada para o setor, já que em 2010 as vendas registraram forte aquecimento, com crescimento de 10% frente ao ano anterior. Mesmo com um ritmo mais lento, as vendas do comércio devem avançar 5,6% na comparação com o ano passado.



Os presentes mais procurados pelos brasileiros serão as roupas (74%), aponta uma pesquisa divulgada pela Deloitte. Outros itens nas listas de natal são sapatos (38%); cosméticos, perfumes e cuidados pessoais (37%); e eletrônicos, celulares, computadores e tablets (37%).

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