Vendas de automóveis crescem 18,3%

No primeiro semestre desse ano, a venda de automóveis no Brasil alcançou 2 milhões de unidades – um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) são animadores e vão ao encontro da previsão de que o País fechará o ano na quarta posição no ranking mundial dos maiores mercados automotivos. Conforme um estudo divulgado há alguns meses pela empresa alemã de consultoria estratégica, Roland Berger, a venda de carros fecharia o ano com 3,2 milhões unidades comercializadas.


Para a consultoria, a produção de veículos automotivos no Brasil pode chegar a 5,2 milhões de unidades em 2016, se indústria e governo trabalharem juntos para incentivar as vendas internas e garantir competitividade do País nas exportações.


De janeiro a julho, as exportações totais (entre veículos montados e desmontados) tiveram um aumento de 78,4% quando comparadas aos números registrados no mesmo período do ano passado. Um total de 422 mil unidades foram destinadas ao mercado externo, conforme números da Anfavea.


Mercedes


Acompanhando o otimismo do mercado, a Mercedes-Benz do Brasil informou recentemente que investirá R$ 1,2 bilhão na expansão da capacidade de produção da sua fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. A montadora passará a produzir 75 mil veículos por ano na unidade que é a maior produtora de caminhões fora da Alemanha.

Divulgação / Volkswagen
Divulgação / Volkswagen