Aliança batiza seu quinto rebocador em Itajaí

A Aliança Navegação e Logística batizou, recentemente, no Estaleiro Detroit Brasil, em Itajaí (SC), seu quinto rebocador portuário: o Aliança Levante. Assim como nos batismos anteriores, a embarcação, que integra uma série de sete, também recebeu o nome de um vento. O Levante, por exemplo, sopra do leste, próprio das ilhas Baleares, um arquipélago do Mediterrâneo ocidental, e do sudeste da Península Ibérica. Caracteriza-se por ser úmido e suave. Além do Aliança Levante, outros quatro rebocadores já foram batizados. São eles: Aliança Minuano, Aliança Aracati, Aliança Pampeiro e Aliança Mistral.

Os sete rebocadores são de última geração e possuem 32 metros de comprimento e capacidade de tração estática de 70 toneladas bollard pull. Os quatro últimos da série possuem um nível superior de automação (classe ‘Automatic Bridge Centralized Control Unmanned’), permitindo que os controles do sistema de propulsão sejam inteiramente comandados e monitorados pelo passadiço. A empresa espera receber as duas últimas embarcações até o final de 2018.

Para Martin Susemihl, Diretor Executivo da Aliança, rebocadores modernos oferecem mais versatilidade e segurança nas operações. “Os novos rebocadores têm mais tecnologia embarcada e irão atuar em diversos portos brasileiros para apoio portuário, assistindo atracações de navios de diversos armadores, entre eles Maersk, Hamburg Süd e Aliança. Os primeiros já estão em Santos e Itapoá”, afirma.  

Para batizar o Aliança Levante, a companhia escolheu Rosilene Carvalho de Senna como madrinha. Rosi, como é carinhosamente chamada por todos, ingressou na Aliança  em 1986, como programadora. Passou pelo Financeiro, Documentação e Controladoria, até chegar à gerência da área de Recursos Humanos, na qual atua desde 2012. 

“Ter sido escolhida como madrinha do ‘Levante’ foi uma surpresa muito boa. A Aliança foi uma escola nesses 32 anos de trabalho. Aqui, todos os dias tenho a oportunidade de aprender, opinar e participar das decisões da empresa. Também consegui realizar e conquistar muitos sonhos”, comenta Rosilene. Para celebrar o momento, ela foi à cerimônia acompanhada do marido, Luís, e dos filhos Lucas e Clara.

Foto: Divulgação Aliança