Aliança investe em projeto sobre aposentadoria

aposentadoria freepikNão há dúvidas de que a aposentadoria nunca foi um tema fácil de ser tratado, principalmente para aqueles profissionais que admiram a profissão exercida. Esta também é uma realidade presente entre os colaboradores da Aliança Navegação e Logística.

Diante da necessidade de desmistificar a aposentadoria, a empresa criou um projeto para orientar seus colaboradores. Intitulado ‘Vida sem Crachá’, a iniciativa consiste em workshops temáticos – em grupo – e sessões de coaching individuais com dicas de como se preparar para o momento pós-carreira.

A partir de uma pesquisa direcionada a todos os funcionários que se irão se aposentar até 2025, foi possível levantar os pontos de maior interesse desse público. Os colaboradores que se enquadravam nessa condição foram convidados a conhecer o projeto e participar de sua primeira fase, os Workshops. Para cada evento, um tema diferente foi escolhido de acordo com os resultados da pesquisa: Nova carreira, Voluntariado, Cuidados com a Saúde, Investimentos e Previdência, Empreendedorismo e Gestão Emocional.

Atualmente, considerando o quadro de colaboradores em Terra e Mar, a Aliança possui cerca de 20% de pessoas com 50 anos ou mais. “Em nosso segmento de atuação é muito comum termos pessoas atuando com mais idade. Muitos deles só se lembram da aposentaria quando está muito próximo e, geralmente, não sabem o que fazer”, comenta Rosilene Senna, Gerente Geral de Recursos humanos da Aliança Navegação e Logística.

Na segunda parte do projeto, os colaboradores que desejam continuar o processo participam de sessões de coaching individuais para falar de seus anseios e dúvidas. É nesta parte que eles recebem dicas de como chegar lá com mais serenidade e planejar esta nova fase de suas vidas. “Nós acreditamos que esse é um período considerado como um prêmio. Todos nós temos que viver essa fase da forma mais saudável possível, tanto emocionalmente, financeiramente e fisicamente também”, acrescenta Rosilene.

Foto: Freepik