Bertelsmann reforça negócio educacional com aquisição da OnCourse Learning

A Bertelsmann continua a expansão de suas atividades educacionais, área de importância estratégica para o crescimento da companhia. O grupo internacional de mídia, serviços e educação acaba de anunciar a aquisição do OnCourse Learning, provedor norte-americano de aprendizagem online, do CIP Capital por um valor na casa dos milhões de euros. A transação fortalece ainda mais a presença da Bertelsmann nos Estados Unidos. Ao lado das aquisições da Random House, em 1998, do provedor de educação online Relias, em 2014, e de uma participação majoritária de 75% na Penguin Random House, em 2017, esta operação é uma das maiores transações da Bertelsmann no mercado norte-americano. A aquisição do OnCourse Learning ainda não foi concluída, a operação aguarda a aprovação das autoridades antitruste dos EUA e deverá ser finalizada neste trimestre.

Fundada em 2007, o OnCourse Learning tem sede em Brookfield, Wisconsin, possui cerca de 375 colaboradores e oferece cursos de treinamento online para empresas da área de saúde e de serviços financeiros. A companhia também opera uma divisão menor que atende a clientes do setor imobiliário. Todos os anos, aproximadamente 750 mil alunos e 19 mil clientes do mercado B2B utilizam o OnCourse Learning. A empresa possui uma biblioteca online com cerca de 22 mil cursos.

Thomas Rabe, Presidente e CEO da Bertelsmann, afirma que “a aquisição do OnCourse Learning é, por várias razões, um importante passo estratégico para a Bertelsmann. Expandimos nossos negócios educacionais com uma empresa com grande potencial de crescimento. Ao mesmo tempo, a transação continuará fortalecendo nossa presença nos EUA, onde já geramos mais de 20% de nossas receitas. No futuro, esperamos que essa fatia aumente para cerca de 30%”.

Uma vez concluída a transação, a unidade do OnCourse Learning dedicada ao setor de saúde será integrada à Relias, subsidiária da Bertelsmann que atua no mesmo segmento. Esta operação criará um dos principais fornecedores de educação online na área de saúde. Nos últimos anos, a Bertelsmann fortaleceu a Relias por meio de outras aquisições, inclusive no campo de métricas de desempenho. O negócio, que é gerenciado pelo CEO Jim Triandiflou, também está vivendo um crescimento orgânico significativo.

Kay Krafft, CEO do Bertelsmann Education Group, disse que “no Bertelsmann Education Group, nos concentramos na aprendizagem relacionada à carreira em setores específicos. Portanto, o OnCourse Learning é um excelente ajuste à nossa estratégia. Sua divisão em saúde reforçará significativamente as atividades de nossa subsidiária Relias. Além disso, o setor de serviços financeiros é outro segmento em rápido crescimento no qual, entre outras coisas, o treinamento regular é exigido por lei. Estamos muito felizes em receber a empresa e sua equipe no Bertelsmann Education Group”.

Jim Triandiflou, CEO da Relias, acrescentou que “a Relias estende continuamente suas atividades no campo da terapia intensiva. Graças ao OnCourse, ganhamos cerca de 500 hospitais como clientes e podemos oferecer aos seus profissionais excelentes ofertas de treinamento, também por meio do site nurse.com. Na área de atendimento ao idoso, a Relias já é líder de mercado. Somos agora o único fornecedor que oferece soluções baseadas em dados em todos os segmentos do setor de saúde para melhorar de forma mensurável os resultados clínicos”.

As ofertas educacionais do OnCourse destinadas ao setor de serviços financeiros e ao setor imobiliário funcionarão como uma unidade de negócios independente.

Somente nos Estados Unidos, os mercados de treinamento para o setor de saúde e o de serviços financeiros totalizam US$ 3,6 bilhões. Em ambos os segmentos, o aprendizado digital oferece aos clientes uma opção econômica e eficiente para treinar seus colaboradores.

As atividades educacionais da Bertelsmann estão concentradas desde 2016 sob o guarda-chuva do Bertelsmann Education Group. Além da Relias, que é de propriedade integral da Bertelsmann, o grupo possui uma participação na plataforma de treinamento Udacity e entre outras companhias. No primeiro semestre de 2018, o volume de vendas do Bertelsmann Education Group registrou crescimento de mais de 20%. Além de concentrar suas atividades nos EUA, a Bertelsmann também está expandindo seu negócio em educação nas regiões de crescimento estratégico da China, Índia e Brasil. 

Divulgação: Bertelsmann