Boehringer Ingelheim Saúde Animal apresenta novo tratamento para felinos

CC_ernestordzglzA Boehringer Ingelheim, uma das líderes mundiais em saúde animal, traz para o mercado brasileiro Semintra, um novo aliado do médico- veterinário no tratamento da Doença Renal Crônica (DRC), enfermidade que atinge de 35% a 50% dos gatos de meia idade a idosos.

O Semintra chega ao mercado para ajudar a diminuir a progressão dessa doença, oferecendo mais tempo e qualidade de vida aos gatos.

Desenvolvido especialmente para felinos, o Semintra é um bloqueador do receptor de angiotensina para uso na medicina veterinária. É indicado para redução da proteinúria associada à DRC e tem como princípio ativo a telmisartana. 

Segundo relatório de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem uma população de 22,1 milhões de gatos. “O Semintra é um grande aliado dos médicos-veterinários no tratamento da DRC e, consequentemente, um alívio para os tutores no combate aos efeitos dessa doença”, conta Fabiana Porto, gerente de marketing de animais de companhia.

DRC

A DRC é uma doença crônica e com sua evolução pode haver perda de proteína pelos rins, o que contribui para sua progressão e, consequentemente, para a diminuição da expectativa de vida do paciente. 

A DRC tem alta prevalência em gatos e é definida pela presença de anormalidades funcionais e estruturais dos rins, que persistem por mais de três meses. Existem várias causas possíveis: anormalidades congênitas, pielonefrite, doença imunomediada, hipertensão arterial sistêmica, hipercalcemia, neoplasias etc. Os sinais clínicos mais comuns são: poliúria primária, polidipsia compensatória, inapetência, perda de peso e letargia. Sinais relacionados ao trato gastrointestinal também são frequentes, tais como: vômito, úlceras orais, halitose e constipação.

“O Semintra vem para auxiliar o tratamento destes pacientes. Segundo estudos publicados, 57%* dos gatos com DRC morrem em decorrência da doença. O tratamento destes animais visa melhorar sua qualidade de vida e, na medida do possível, diminuir a progressão da doença, aumentando sua expectativa de vida”, finaliza Fabiana. 

Foto: CC/ernestordzglz