DHL assume operações de distribuição e gestão logística da Comgás

A DHL Supply Chain foi escolhida pela Comgás para gerir a distribuição de peças e insumos para obras de manutenção e melhorias em sua rede de fornecimento de gás. O contrato abrange a gestão do Centro de Distribuição em Osasco, duas bases operacionais (Campinas e São José dos Campos), um depósito para gestão de medidores de gás e 13 almoxarifados localizados nas empresas prestadoras de serviço. No centro de distribuição, serão administrados aproximadamente 1900 SKUs, em uma área de armazenagem com 10 mil m².

Para Emerson Soares, Diretor de Operações da DHL Supply Chain, “com mais de 16 mil km de tubulações para distribuição de gás, espalhadas em mais de 88 cidades, e um ritmo permanente de expansão, a Comgás tem uma grande demanda de distribuição de peças e insumos para obras, seja para consertos e manutenções ou para a expansão de rede e melhorias técnicas. A partir do know-how logístico da DHL e da experiência obtida por meio de serviços prestados a concessionárias de serviços públicos, a DHL irá aportar sua capacidade de gestão e inovação, sempre buscando ganhos de eficiência, qualidade e a garantia do nível de serviço aos clientes da Comgás”.

“Temos o desafio de tornar cada vez mais eficiente a gestão de materiais na Comgás, garantindo o crescimento das operações. Por isso, é grande a expectativa com a parceria com a DHL, empresa com operação de ponta, que vai nos dar todo o suporte que precisamos para gerar ainda mais valor para os nossos clientes”, afirma Fábio Bertollo, Gerente Executivo de Suprimento e Logística da Comgás.

O escopo de trabalho da DHL envolve as atividades de recebimento, armazenagem, expedição e controle de estoques de peças e insumos. Conforme a demanda do cliente, os itens são expedidos para suprir obras ou para abastecer os estoques intermediários. A gestão de todos esses processos será realizada por meio de um software especializado (WMS) utilizado pela DHL, que permite visibilidade e controle completo da operação. No caso dos almoxarifados das empresas prestadoras de serviços, a DHL terá um colaborador responsável por controlar o recebimento, armazenagem e entrega dos itens, além de garantir os processos no sistema da Comgás.

“Assim como em outros projetos, temos o compromisso de inovar e buscar a expansão contínua de nossas operações. Isso faz parte do DNA da DHL e se reflete no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções e na reavaliação das cadeias logísticas. Neste projeto, além de avaliar possíveis mudanças de rotas, frequências e consolidação de carga, vamos estudar a adoção de tecnologias inovadoras, como o uso de big data, internet das coisas e equipamentos diferenciados na operação logística. Esse desafio nos incentiva a oferecer maior produtividade para a Comgás em todas as suas etapas da operação”, completa Emerson Soares.

Divulgação: DHL