A Schaeffler adquire Elmotec Statomat GmbH

Schaeffler auf der IAA 2017, Frankfurt

A fornecedora global automotiva e industrial Schaeffler concluiu em 28 de novembro um contrato para aquisição da Elmotec Statomat Holding GmbH (de agora em diante denominada como “Elmotec Statomat”), com base em Karben, próxima a Frankfurt, na Alemanha.

A Elmotec Statomat GmbH é um dos principais fabricantes mundiais de máquinas para a fabricação de motores elétricos em larga escala de produção e possui uma especialização única no campo da tecnologia de enrolamento. Com essa aquisição, a Schaeffler está expandindo sua especialização na fabricação de motores elétricos e, desse modo, evoluindo na implementação de sua estratégia de mobilidade elétrica.

“A mobilidade elétrica é um de nossos campos centrais de desenvolvimento futuro. Ao adquirir a Elmotec Statomat, estamos dando um passo importante para expandir nossa especialização na produção neste campo e implementar com consistência nossa estratégica de mobilidade elétrica”, disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler. “Esta aquisição nos permitirá acomodar perfeita e totalmente a industrialização do motor elétrico em nossa empresa e que possamos fechar a lacuna tecnológica na produção de rotores e estatores”.

Em 2017, a Elmotec Statomat gerou vendas de aproximadamente 40 milhões de Euros e conta atualmente com cerca de 200 empregados; a empresa é líder tecnológica no campo de maquinário de produção de motores elétricos por mais de 60 anos, com foco primário na produção de estatores. Com suas tecnologias escalonáveis individualmente, inovadoras em enrolamento, a empresa atingiu uma posição de liderança no mercado no campo de produção de motores elétricos. A tecnologia de enrolamento ondulado em particular é considerada um campo principal no desenvolvimento futuro da mobilidade elétrica em termos de densidade de potência, eficiência e produção de larga escala eficiente.

Com suas tecnologias, a Elmotec Statomat já provou sua capacidade de desempenho excepcional e poder de inovação. Com mais de 50 direitos individuais de propriedade intelectual em 13 classes de patente em todo o mundo, a empresa é uma das líderes mundiais no campo de tecnologia de enrolamento na produção de estatores.

“Por meio desta aquisição, estamos expandindo de modo relevante nossa especialização produtiva no campo de motores elétricos e, assim, permitindo o crescimento de nosso potencial de produzir motores elétricos e de unidades fabris de produção de estatores”, explicou o Dr. Jochen Schröder, Diretor da Divisão de Negócios de E-Mobility da Schaeffler.

No final de 2016, a Schaeffler adquiriu a Compact Dynamics GmbH – uma especialista no campo de desenvolvimento de conceitos inovadores de sistemas de motores de acionamento elétrico. Ao adquirir a Elmotec Statomat, essa área vai ser expandida pelo acréscimo de maior especialização na produção em alto volume de estatores para motores elétricos.

“Com a Schaeffler – uma empresa familiar inovadora com especialização extensa de fabricação – encontramos o parceiro perfeito para desenvolver nossas tecnologias ainda mais. A Schaeffler tem especialização e competências abrangentes na fabricação de ferramentas e máquinas especiais, assim como vasta experiência na proteção e industrialização das tecnologias. Juntos, enxergamos o potencial de crescimento na produção de motores elétricos e unidades de produção de motores elétricos. A transição para a mobilidade elétrica promete oferecer oportunidades especiais, a partir das quais todos os nossos clientes irão se beneficiar”, disse Sadik Sadiku, proprietário e administrador da Elmotec Statomat.

A aquisição deve ser finalizada durante o primeiro trimestre de 2019, após apresentação de todas as condições da transação. Foi acordado que o preço de compra não será divulgado.

Foto: Divulgação Schaeffler