Volkswagen conquista pentacampeonato no prêmio Top Educação

Os ônibus Volkswagen garantiram o pentacampeonato como os mais lembrados no prêmio Top Educação, na categoria Fabricante de Veículos Escolares. O reconhecimento, realizado anualmente pela editora Segmento e revista Educação, leva em conta o número de identificações espontâneas de seus eleitores. Os destaques apontados pela organização do prêmio são produtos consolidados e de qualidade reconhecida, além de grande número de concessionários, presentes em todo o Brasil.

Este ano, a conquista é ainda mais especial, já que a Volkswagen venceu a licitação para entrega de 3.400 ônibus escolares ao programa federal Caminho da Escola. Os veículos podem ser adquiridos por prefeituras e estados de todo o país até abril do próximo ano e deverão ampliar a participação da Volkswagen Caminhões e Ônibus, maior empresa no fornecimento de veículos escolares, das atuais 16 mil unidades para cerca de 20 mil.

“Temos muito orgulho da nossa história no Caminho da Escola. Como a maior empresa fornecedora de ônibus escolares em programas dos governos, temos o reconhecimento da excelência pelo nosso público, oferecendo produtos e serviços de qualidade e que podem mudar para melhor a vida de muitas crianças em todo o país”, comenta Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da VW Caminhões e Ônibus.

Os veículos disponíveis para a compra na licitação são ônibus e micro-ônibus Volkswagen configurados para atender às regiões rurais e urbanas do Brasil: ORE1 e ORE3 (Ônibus Rural Escolar para 29 e 59 alunos), atendidos respectivamente pelos modelos Volksbus 8.160 ODR, e Volksbus 15.190 ODR e o ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível para 30 alunos) com base no chassi Volksbus 8.160OD, todos os chassis são produzidos na fábrica da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ).

A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbano, na faixa de 5 a 15 toneladas. Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos antiesmagamento e ainda dispositivos de poltronas móveis (DPM) que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.

Operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições.

Foto: Divulgação VW Caminhões