DAAD oferece bolsas para pós-graduação na Alemanha


O DAAD abriu inscrições para o "Programa de Pós-graduação com relevância para países em desenvolvimento 2013-2015". Com este programa, a instituição tem o objetivo de oferecer cursos em universidades, bem como em universidades tecnológicas (Fachhochschulen) alemãs com temáticas de interesse para profissionais procedentes e atuantes em países em desenvolvimento.



Destinado a jovens profissionais com formação superior, o programa inclui 38 cursos de diferentes áreas: administração, engenharia, matemática, planejamento regional, medicina veterinária e estudos midiáticos. Com exceção de três opções de curso de doutorado – Development Research, Agriculural Economics and Related Sciences, Mathematics in Industries and Commerce – todos os outros têm nível internacional de Master.



Os cursos duram de 12 a 24 meses e têm início a partir de setembro e outubro de 2013. O DAAD concederá bolsas integrais ou parciais de acordo com os cursos.



Os interessados deverão enviar, até 31 de julho de 2012, toda a documentação de inscrição para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro. Outra opção é encaminhar os documentos para o DAAD em Bonn, até 31 de agosto ou ainda, diretamente para as universidades, obedecendo aos seus respectivos prazos.



O programa, mantido com recursos do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento alemão/BMZ, é divulgado internacionalmente e oferece anualmente cerca de 270 bolsas de estudo distribuídas para candidatos procedentes de mais de 70 países da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina.



A lista completa, tanto dos cursos oferecidos quanto dos pré-requisitos exigidos, pode ser conferida no site brasileiro do DAAD.