Ensino dual alemão: Escola Volkswagen SENAI


A partir de 2016, a planta Anchieta da montadora Volkswagen do Brasil recebe o Centro de Formação Profissional do SENAI para a aplicação do terceiro ano do curso técnico em mecatrônica. A empresa é a primeira do País a oferecer mais um ano de formação, inspirado no ensino dual alemão.


A primeira turma que atenderá o novo modelo terá início em fevereiro de 2016. As vagas serão concedidas a apenas 20 estudantes – divididas entre os dez que apresentarem melhor desempenho nos dois primeiros anos de capacitação e dez já formados em mecatrônica, funcionários de empresas fornecedoras interessadas em participar do projeto.


Segundo Raimundo Ramos, gerente executivo da área de Academia e Gestão de Competências Corporativas da companhia, o objetivo do novo programa é equiparar o ensino ao que é oferecido na Alemanha.


Além dos dois certificados conquistados nos dois primeiros anos de formação (respectivamente, diploma de mecânico industrial e técnico em mecatrônica), ao concluir o terceiro ano, o estudante recebe o título de pós-técnico em mecatrônica do SENAI e, graças a uma parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, um certificado internacional reconhecido pelo governo alemão.


Perspectivas


Das dez vagas oferecidas a empresas interessadas no projeto, a Grob, indústria de máquinas, já tem participação confirmada. Já as outras dez, reservadas a jovens escolhidos da própria Volkswagen, direcionam o estudante para uma efetivação na montadora após a conclusão do curso.


De acordo com Ramos, estima-se que o número de vagas seja ampliado no futuro.

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil