Formação Dual e sua aplicação no Brasil

Foto: Pixabay

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio de 2017 a taxa de desemprego do País era de 13,3%, sendo que entre os jovens essa taxa chegava a ser mais elevada, 28,7%. Isso significa que os jovens recém-formados estão tendo dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, situação que é agravada com a crise econômica. Por outro lado, as empresas também sofrem para encontrar mão de obra qualificada e conseguir preencher vagas que requerem uma formação técnica. A falta dessa qualificação dos trabalhadores brasileiros gera prejuízos às empresas, que realizam longos processos seletivos sem encontrar um candidato preparado e ainda enfrentam elevadas taxas de rotatividade.

O ensino técnico, portanto, se apresenta como uma interessante solução capaz de melhorar a qualificação da mão de obra brasileira. Aliar o ensino teórico à experiência prática possibilita aos alunos adquirir uma formação técnica específica, aumentando suas chances de empregabilidade. Na Alemanha, por exemplo, 40% dos jovens já optam por fazer uma qualificação profissional após o colégio. Já as empresas enxergam na formação profissional uma vantagem competitiva e estão interessadas em familiarizar a nova geração de talentos com seus processos internos.

Quando a Câmara Brasil-Alemanha inaugurou seu Centro de Competência de Formação Profissional, em 2014, passou a desenvolver ações com o objetivo de fomentar no Brasil o modelo alemão de Formação Dual. Atualmente, além de cursos e eventos, o Centro concentra suas atividades em oferecer e apoiar dois diferentes modelos de ensino dual: o administrativo e o industrial.**

O curso Humboldt Formação Profissional Dual, criado em 1982 pelo Colégio Humboldt, oferece formações técnicas em gestão de Expedição e Logística, Secretariado, Administração Industrial e Seguros. Estes cursos são reconhecidos tanto no Brasil como na Alemanha, qualificando os estudantes para o mercado internacional.

A atuação do Centro de Competência Formação Profissional da AHK São Paulo se dá na organização anual dos exames, na certificação das provas e dos diplomas dos cursos no exterior por meio da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK). Além disso, o Centro também auxilia a instituição a realizar novas parcerias com empresas, bem como supervisionar o estágio dos alunos nas empresas conveniadas.

Nesse sistema dual alemão as aulas teóricas são alternadas com a experiência prática. Ou seja, os alunos estudam entre cinco a sete semanas na instituição de ensino e, em seguida, complementam a carga horária do curso com um estágio em uma empresa conveniada. Além de os alunos conseguirem aprender em um ambiente de trabalho real com profissionais experientes, eles também fazem um job rotation passando por diversas áreas aumentando seu leque de experiências.

Outra atividade do Centro de Competência Formação Profissional da AHK São Paulo é a criação de parcerias com empresas interessadas em implementar um curso técnico em Mecatrônica interno para seus funcionários. Atualmente participam do programa as empresas associadas Robert Bosch, STIHL e Volkswagen.

O curso que tem duração aproximada de três anos é aplicado pela instituição de ensino parceira, o SENAI, e a experiência prática é obtida pelos alunos na própria empresa em que trabalham. O papel do Centro é oferecer suporte às empresas para que a formação seja implementada de acordo com a metodologia alemã e também aplicar as provas finais e a avaliação de uma banca examinadora para certificar os alunos.

*Essa matéria foi publicada originalmente na Revista BrasilAlemanha 2017. Para conferir este e outros textos na íntegra, faça o download da publicação aqui.

**Os dados correspondem ao ano de 2017. Atualmente a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo oferece três cursos do sistema Dual de Ensino: Gestão Empresarial, Técnico Mecatrônico e Ciências Contábeis 4.0.