Mercedes-Benz anuncia “Estrelas do Amanhã” 2016

estrelas-do-amanhaO projeto “Estrelas do Amanhã”, promovido pela Mercedes-Benz do Brasil e que visa o desenvolvimento profissional dos aprendizes que ingressam na empresa, realizou, no último dia 9 de dezembro, a formatura de 30 jovens aprendizes que ingressam na Empresa pelo CAMP – Centro de Formação e Integração Social ou pelo CIEE – Centro de Integração Empresa Escola.

Na edição deste ano, os jovens formandos participaram de palestra motivacional com o nadador Daniel Dias, maior medalhista masculino dos Jogos Paralímpicos, com 24 medalhas no total. Daniel mostrou aos jovens um pouco sobre sua história de vida e o longo caminho percorrido até sucesso. “É sempre muito bom falar para um público jovem e com um lindo futuro pela frente. A mensagem que deixo é aproveitem a oportunidade dada pelo projeto e escolham ser felizes, sempre” afirmou o atleta.

Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo projeto Estrelas do Amanhã são: Desenhista Mecânico, Assistente de Departamento Pessoal, Assistente de Planejamento e Controle de Produção. Os alunos deste ano receberam seus respectivos diplomas profissionalizantes graças à parceria que o projeto estabelece com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que capacita esses e outros jovens para o mercado de trabalho tanto na área administrativa como principalmente na área industrial.
Ainda durante a cerimônia de formatura, foram destacados 4 jovens que obtiveram o melhor desempenho durante o projeto de 2016, e cada um deles recebeu uma bolsa de estudos para um curso de inglês com duração de 12 meses.

Incentivo à formação de jovens
A Mercedes-Benz do Brasil comemora este ano seis décadas de atividades no País, reafirmando seu compromisso na formação e qualificação de pessoas ao longo de sua história. Além do “Estrelas do Amanhã”, projeto próprio da Empresa, outros programas educacionais são apoiados pela Companhia, como por exemplo o Lar Social Girassol, que atende jovens e adultos de baixa renda, entre 15 e 35 anos e que já formou, desde o início da parceria em 2003, mais de 5 mil pessoas no estado de São Paulo. Outra iniciativa é a parceria de sete anos com a Alfasol, entidade voltada ao programa de educação profissional para jovens carentes. Nesta parceria, a Empresa recebe os adolescentes em suas fábricas para visitas técnicas, lhes dando a oportunidade de vivenciar o ambiente corporativo. “Profissionalizar os jovens para o futuro faz parte do compromisso da maior fabricante de veículos comerciais da América Latina. Capacitar cada vez mais jovens para o mercado de trabalho é criar oportunidades, formar talentos e possibilitar sonhos” afirma Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina.

Formando estrelas para o futuro
O programa “Estrelas do Amanhã” foi elaborado por um grupo de trainees da Empresa, que apresentaram a ideia como parte de um projeto solicitado durante o programa. O primeiro ano do Estrelas foi coordenado por esse grupo e estruturado internamente para fornecer conteúdo e benefícios aos participantes. As aulas acontecem todos os sábados, das 8:00 às 15:00, na planta de São Bernardo do Campo, São Paulo, e os jovens passam por um processo seletivo coordenado pela área de Recursos Humanos da Empresa. Na seleção, é avaliado o currículo e a redação de cada candidato, que também passa por uma entrevista individual. São considerados, ainda, no processo seletivo, as melhores notas e o menor número de faltas no período escolar do aluno.
Atualmente, a Companhia tem cerca de 150 aprendizes (CIEE / CAMP), que estão cursando o Ensino Médio e o Fundamental, atuando nas áreas administrativas da Mercedes-Benz. Todos eles podem se inscrever e concorrer ao processo seletivo do “Estrelas do Amanhã”, que já selecionou os 36 jovens que farão parte da turma de 2017.

Além dos cursos, a Mercedes-Benz oferece benefícios aos aprendizes como uma linha de ônibus exclusiva para os estudantes virem até a Empresa e depois retornarem para suas residências, almoço nos restaurantes da fábrica e cursos de informática e redação. A Companhia também promove a participação desses alunos em eventos culturais como, por exemplo, visitas a museus e a teatros.

Com o apoio de psicólogos, são oferecidas palestras motivacionais e sobre carreira durante o curso. Os aprendizes são orientados também sobre faculdades que dispõem de cursos de seu interesse; sites disponíveis para o envio de currículos, bolsa emprego e postura a ser adotada durante entrevistas para concorrer às vagas no mercado de trabalho.

Foto : Divulgação Mercedes-Benz