Alumínio pode reduzir peso de carros em até 50%

Um estudo realizado pelo Instituto para Veículos Motorizados (Institut für Kraftfahrzeuge), da Universidade de Aachen, na Alemanha, revela que o alumínio oferece 29% a mais de potencial de redução de peso em componentes automotivos do que o aço de alta resistência. A pesquisa considerou as limitações de resistência e rigidez de ambos os materiais para chegar ao resultado.


De acordo com as análises, “em componentes em que a rigidez é relevante e dependendo do formato da peça e das cargas envolvidas, o alumínio torna possível reduzir o peso mais de 50% do peso em comparação com componentes similares produzidos em aço”. Em determinadas peças, o uso do alumínio também permite a redução de peso sem comprometer a rigidez, aponta o estudo. No caso do aço, mais resistente, há possibilidade de construção de peças mais finas e leves mas, em quase 40% das peças analisadas, foi constatada a impossibilidade de redução da espessura das paredes sob o risco de comprometimento da rigidez.


Mercado


O setor automotivo e de transportes é hoje o segundo maior consumidor de alumínio no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). A entidade aponta que, entre outras vantagens, o aumento do uso do material em veículos diminui o consumo de combustível e a emissão de poluentes.


O alumínio, embora mais leve, ainda é considerado caro para a indústria e, por esse motivo, é mais utilizado em carros de luxo. A montadora alemã Audi é reconhecida mundialmente como uma das que mais usa alumínio em seus veículos.

Divulgação/Audi
Divulgação/Audi