BASF investe em negócios de baterias


A alemã Merck, empresa química e farmacêutica, vendeu seu negócio de eletrólitos para baterias de alto desempenho à BASF. Com a compra, a gigante do setor químico visa fortalecer seus negócios de eletrólitos e oferecer soluções inovadoras para seus clientes, além de ampliar sua gama de tecnologias para materiais de bateria.



"Com esta aquisição, expandimos nossa capacidade em atender fabricantes de automóveis e baterias de todo o mundo. Dessa forma, reiteramos nosso objetivo de posicionar a BASF em um mercado dinâmico como um parceiro de soluções orientadas para esses fabricantes", ressaltou Andreas Kreimeyer, membro do Conselho Executivo e Diretor de Pesquisas da BASF. 



Segundo informações divulgadas pelas duas companhias, a transação, cujo valor não foi revelado, inclui todas as tecnologias e produtos desenvolvidos, patenteados e já comercializados pela Merck para aumentar o desempenho de baterias de íon lítio. Dentre os negócios adquiridos estão a linha completa de eletrólitos para pronta utilização, comercializada pela empresa sob o nome SelectiLyte TM, vários tipos de aditivos de eletrólitos e o portfólio de pesquisa da Merck para novos produtos.



Eletrólitos são condutores iônicos de grande importância para o funcionamento de baterias de íon lítio, encontradas em muitos equipamentos eletrônicos portáteis, assim como em carros elétricos, e também consideradas as baterias recarregáveis de maior capacidade de armazenamento de energia atualmente existentes.



Há algumas semanas, a multinacional já havia anunciado a compra de outra empresa do setor, a americana Battery Company Ovonic. Líder mundial no mercado de baterias de níquel metal hidreto (NiMH) e na produção de material de cátodo (CAM) para as baterias deste tipo, a Ovonic também é responsável pela invenção da tecnologia NiMH e possui 97 patentes nacionais e internacionais nesta área.



Essa transação também faz parte da estratégia da BASF para se tornar, a longo prazo, o principal fornecedor mundial de materiais e componentes de fabricantes de baterias.

SXC
SXC