Evonik lança polímero para moldar janela veicular


A Evonik aproveitou as propriedades do polimetilmetacrilato (PMMA), um tipo de polímero utilizado em diversos tipos de aplicações, inclusive veiculares, para empregá-lo em um componente inédito até então: a janela, em substituição ao feito de vidro. De acordo com a empresa, janelas veiculares de polímeros é um dos campos que oferecem o maior potencial de crescimento para este tipo de material.

Denominado como Plexiglas Resist AG 100, o composto tem peso menor se comparado ao vidro, confere alta resistência à luz (raio ultravioleta) e a intempéries, é moldável pelos processos de injeção, injeção-compressão ou extrusão e facilita os projetos de design por sua flexibilidade de aplicação. Outra característica é o ciclo de vida do material, que foi determinado e confirmado ao longo de todo o ciclo de vida do produto, de acordo com a norma DIN ISO 14040. Segundo a fabricante, ao final da vida útil do veículo, o produto pode ser totalmente reciclado e utilizado em outras aplicações transparentes.

O novo composto especial para moldagem atende todos os requisitos relevantes no segmento de janelas automotivas. O material foi aprovado em todos os testes que compõem a regulamentação ECE R43. O relatório dos testes realizados pela Agência de Testes de Materiais da Renânia do Norte-Vestfália homologou o composto utilizado em janelas laterais traseiras, teto e janelas traseiras.

A Evonik Industries, fabricante de presença mundial de produtos de PMMA, oferece o prouto sob a marca Plexiglas na Europa, Ásia, África e Austrália, e sob a marca Acrylite nas Américas.


Com informação de Automotive Business 

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik