Grandes empresas alemãs premiam startups em Congresso de Inovação

Foram anunciadas durante o VI Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, realizado no dia 27 de setembro, as startups vencedoras do Prêmio Startups Connected. O Prêmio pertence à Iniciativa Startups Connected, promovida pela Câmara Brasil-Alemanha desde 2016, a fim de aproximar suas empresas associadas do crescente ecossistema de startups.

Por meio do Prêmio Startups Connected, as empresas lançam anualmente seus desafios, que representam demandas reais, a fim de encontrar startups com soluções inovadoras. A startup melhor avaliada em cada desafio é a vencedora, sendo assim, selecionada para participar do Programa de Aceleração Startups Connected.

Desde sua criação, o Prêmio e o Programa de Aceleração contam com a participação das principais empresas alemãs presentes no Brasil. Com nove desafios das empresas Bayer, BASF, Schuler, Siemens, Voith, Volkswagen, e do Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), a 3ª edição do Prêmio Startups Connected recebeu cerca de 250 inscrições.

Das 250 inscrições recebidas para o 3º Prêmio Startups Connected, 40% foram de startups do estado de São Paulo. Minas Gerais, que possui o “San Pedro Valley”, comunidade de startups de Belo Horizonte, representou 15% das inscrições e fica na frente do Paraná (9%), Rio Grande do Sul (8%) e Santa Catarina (7%). Soluções relacionadas à Tecnologia da Informação também foram maioria nesta edição, com 41%, deixando clara a conexão das startups com a 4ª Revolução Industrial.     

Dentre os benefícios oferecidos para as startups vencedoras do Prêmio Startups Connected, dois valem ser ressaltados: a participação no Programa de Aceleração Startups Connected e o apoio à internacionalização.

Enquanto o Prêmio Startups Connected visa identificar e avaliar startups de acordo com os desafios das empresas âncoras, o Programa de Aceleração Startups Connected tem como objetivo desenvolver as startups vencedoras do Prêmio e suas soluções, além de promover negócios entre elas e as empresas detentoras dos desafios. Esta aceleração é feita a partir de um programa de 3 meses desenvolvido individualmente para cada startup, sendo uma das principais contrapartidas o acesso aos serviços oferecidos pelas empresas parceiras. Em 2018, o Programa de Aceleração conta também com a parceria do Edital de Inovação para Indústria, no âmbito da Categoria C – Empreendedorismo Industrial, realizado pelo SENAI e SEBRAE.

A possibilidade de internacionalização é um dos principais benefícios oferecidos pela iniciativa. Durante o VI Congresso Brasil-Alemanha de Inovação foram anunciadas as duas startups premiadas com uma viagem de negócios para a Alemanha (LKR Biotech e Mobilis), realizada pelo DWIH São Paulo, com apoio da Lufthansa.

 

Desafios e startups em destaque:

A vencedora do desafio Agricultura Sustentável, promovido pela Bayer, foi a startup LOTAN, que utiliza a tecnologia do RNA de interferência (RNAi) para o controle de pragas.

A Câmara Brasil-Alemanha, detentora do desafio Associação Digital, premiou a startup Laraia, que oferece mineração de texto e machine learning para otimizar a elaboração de Mapas de Rotas Tecnológicas.

Já o desafio Crescimento Populacional, da BASF, teve como vencedora a Regenera. A startup é o primeiro e único banco de micro-organismos de origem marinha do país disponível para bioprospecção.

A empresa Schuler selecionou a startup QualityStorm, que oferece solução voltada para a digitalização dos processos de inspeção em diferentes áreas da empresa, como campeã do desafio Excelência Industrial.

A vencedora do desafio Geração Hidroelétrica Inteligente, promovido pela Voith Hydro, foi a startup Passarelli, que oferece um sistema para leitura, monitoramento e gestão por imagem para barragens e reservatórios.

A Siemens, detentora do desafio Gerenciamento Energético Residencial, premiou a startup Enercred, cuja solução digital conecta a usina de energia renovável ao consumidor final.

A Mobilis, startup que desenvolve veículos elétricos nacionais, usando como fonte de energia baterias de íons de lítio, foi a campeã do desafio Mobilidade Conectada, da Volkswagen.

O Ministério Alemão do Meio Ambiente (BMU) lançou o desafio Mobilidade Urbana, que teve como vencedora a Milênio Bus.  A startup leva tecnologia ao transporte público, gerando dados e inteligência.

E por fim, a Voith Paper, detentora do desafio Papel e Celulose, elegeu como campeã a startup LKR Biotech, que oferece solução inovadora para dessulfurização microbiológica de lignina Kraft.

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo) promove sua própria categoria, voltada a startups alemãs. A startup SoilSpy foi a vencedora da categoria Alemanha. Fundada em Munique, a startup proporciona uma abordagem inovadora às análises do solo, bem como à fertilização permitindo assim uma nova forma de agricultura. A startup foi beneficiada com uma viagem ao Brasil para participar da cerimônia de premiação, bem como para uma semana intensa de reuniões e novos contatos, a fim de possibilitar novas cooperações e a entrada em um novo mercado.

Para mais informações, acesse o site www.startupsconnected.com.br

Mais fotos do evento e da premiação estão disponíveis clicando aqui.

Foto: AHK-SP/Carlo Ferreri