Inovar na recessão: uma saída estratégica

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP) e a Pieracciani Consultoria, com o objetivo de aprimorar e desenvolver o conhecimento em inovação, firmaram parceria para realização de cursos. São dois momentos com carga horária de quatro 4 horas, voltados a executivos, profissionais de diversas áreas e todos os interessados pelo tema.
 
O primeiro curso, realizado no dia 21 de julho, contou com o tema “Inovação na Recessão”. Já o segundo curso, que será realizado no dia 17 de setembro, tem um foco mais teórico de contextualizar e definir o Design Driven Innovation, ou Inovação Radical guiada pelo Design, e aplicação prática deste caso. Segundo o criador do método e Sócio-Fundador da Pieracciani Consultoria, Valter Pieracciani, o Design Driven Innovation pode tornar-se uma ferramenta poderosa para revolucionar setores inteiros e mudar a percepção da sociedade para determinado produto ou serviço. Informações e inscrições para o curso Design Driven Innovation, clique aqui!
 
A Redação Brasil-Alemanha News entrevistou o Valter Pieracciani , o qual trouxe mais dicas sobre o tema “Inovar na Recessão”:

Como inovar na recessão? 
Mesmo durante momentos de crise, as pessoas continuam tendo necessidades e as empresas precisam continuar produzindo e vendendo. A inovação na recessão é a metodologia que faz com que as companhias revisitem seu portfólio de projetos e produtos, buscando promover aqueles que absorvam menos recursos, tenham qualidade satisfatória e possibilitem praticar menores preços. De forma muito resumida, essa é a abordagem para inovar na recessão.
 
Quais são os primeiros passos (ponta pé inicial) para ser inovador em tempos ruins?
Mais do que nunca, em tempos ruins, é preciso fazer as coisas de um jeito diferente se quisermos ter resultados satisfatórios. O primeiro passo é colocar uma lente especial sobre o portfólio de projetos, tendo a coragem de dizer não para uma boa parte deles e acelerar aqueles que podem fazer sucesso, mesmo em épocas de crise. O controle de portfólio de projetos é chave nesse momento.
 
O que se precisa ter para inovar na recessão?
Uma abordagem diferente que premie produtos e serviços que caibam no bolso do consumidor. Esta é a primeira e fundamental regra.
 
Como aproveitar um momento ruim de recessão para não estagnar?
Nossa recomendação para os clientes é lançar um olhar para o período de recessão como o que antecede a retomada. Pensar para frente já que, no momento de recuperação, há naturalmente uma reordenação dos negócios, transferência de participações de mercado. Além disso, é um momento no qual as empresas inovadoras brilham muito mais do que as outras.
 
Qual a sua dica para ser competitivo e inovador em momentos de crise?
Existe metodologia robusta para tratar a inovação durante a recessão. Temos investido muito em pesquisa e em desenhos de soluções para esse tipo de crise. Estamos aplicando amplamente nos nossos clientes e os resultados são fabulosos. Isto comprova que a última coisa que se deve ser feita em um momento como esse é simplesmente colocar o pé no breque.
 
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