Parque Tecnológico busca parceiros alemães


 Em fase de construção, o Parque Tecnológico da Bahia busca parceiros alemães para a área de terapia celular e para a implantação de um centro de diálise e uma unidade de fabricação de produtos de higienização. O complexo deve ser inaugurado ainda este ano e vai abrigar empresas de base tecnológica, centros de pesquisas, universidades e incubadoras de empresas. O objetivo é diversificar a economia do estado, qualificando a mão de obra e a competitividade das empresas locais.



Para atrair o interesse dos alemães, o senador baiano Walter Pinheiro está no país visitando empresas e conhecendo tecnologias. Uma das empresas visitadas é a B. Brown, fabricante de máquinas de diálise que também atua na área de terapia celular.  A cidade de Tuttlingen também está no roteiro do senador. No local são fabricados mais de 50% de todo ferramental cirúrgico do mundo.



Outras instituições alemãs já fecharam acordos com o Parque Tecnológico, como o instituto de pesquisa alemão Fraunhofer, que vai integrar o Tecnocentro, prédio central do empreendimento, juntamente com a Universidade Federal da Bahia.



Também já foi firmada uma parceria com o Pre-Park, centro de pesquisa alemão localizado em Kaiserslautern, cidade reconhecida como importante polo de tecnologia na Alemanha. A intenção é apoiar a estratégia de internacionalização das entidades, facilitando o intercâmbio de conhecimento e fortalecendo as empresas de base tecnológica dos dois países.



 O Parque Tecnológico já recebeu investimento de mais de R$ 50 milhões para obras de infraestrutura e equipamentos, com recursos do Governo da Bahia e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O local abrigará também uma incubadora de base tecnológica para empresas.

Reprodução
Reprodução