Segurança de robôs colaborativos em comodato

pilz
Novo sistema de medição de força e pressão PROBms da Pilz.

A Pilz agora oferece um pacote completo para validação de sistemas colaborativos homem-robô em conformidade com a ISO/TS 15066, por meio de comodato do novo sistema de medição de força e pressão. Com o sistema é possível medir com precisão os valores-limite de força ou pressão do movimento do robô. A ideia de comodato em nível mundial do sistema visa garantir que os usuários tenham sempre um sistema de medição atualizado, com maior produtividade e segurança em aplicações HRC.

Contratar em comodato em vez de comprar

O sistema de medição de força e pressão PROBms está disponível em regime de comodato para todas as filiais da Pilz no Mundo. O regime de comodato inclui manutenção, calibração e atualizações regulares, de forma que os usuários sempre tenham acesso a um sistema completamente funcional, no estado da técnica. Novas medições, necessárias quando um processo HRC sofre alterações, podem ser realizadas de forma independente, a qualquer momento. Isso aumenta a disponibilidade de aplicações robóticas, bem como a produtividade de tais aplicações.

Pacote completo para medição HRC, sem ônus de manutenção

Além do dispositivo de medição PROBmdf em si, o sistema de medição de força e pressão PROBms também contém as películas indicadoras de pressão necessárias, o scanner, nove molas com diferentes constantes de força, de modo a simular as várias regiões do corpo, e o software para operar o dispositivo de medição e registrar as medidas.

PROBms: “Colisões” em conformidade com a norma

A especificação técnica ISO/TS 15066 especifica valores-limite de força e pressão para movimentos de partes de sistemas robóticos levando-se em consideração cada parte do corpo, na eventualidade de colisão entre homem e máquina. Se os valores medidos estiverem dentro dos limites durante o contato entre homem e robô, considera-se a aplicação em conformidade com a especificação. Com o novo sistema de medição de força e pressão, pela primeira vez, esses valores podem ser gravados com precisão, adequados para utilização industrial e levados em consideração ao configurar aplicações HRC. Isso aumenta significativamente a segurança para os trabalhadores em contato com o sistema colaborativo.

Foto: Divulgação Pilz GmbH & Co. KG