Tecnologia garante eficácia no diagnóstico de melanoma


Um novo sistema de diagnóstico por imagem desenvolvido na Europa permitirá examinar lesões na pele com detalhamento e alta definição. O equipamento não invasivo produz imagens em três dimensões e em tempo real, e pode se tornar uma arma importante contra o câncer de pele, doença com incidência alta em países da Europa e nos Estados Unidos.



A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores do projeto Skinspection, um consórcio formado por seis instituições de pesquisa de três países europeus, incluindo o Instituto Fraunhofer de Tecnologias Biomédicas, da Alemanha. 



O equipamento será uma ferramenta inovadora para o diagnóstico precoce e controle do tratamento de câncer de pele e outras doenças dermatológicas. Durante três anos, os pesquisadores do projeto desenvolveram sistemas de imagens microscópicas e macroscópicas para lesões.



Os sistemas foram certificados por estudos clínicos e, agora, passam por testes de avaliação no Hospital Hammersmith e na Universidade de Modena. Segundo o Skinspection, uma em cada 33 pessoas tem chances de desenvolver um melanoma ao longo da vida. Esse tipo de câncer é o mais agressivo e, também, é o 2º mais comum entre mulheres de 20 a 29 anos.
 

Divulgação
Divulgação