MAN leva tecnologia brasileira para feira na Alemanha

57e2bebceb839A MAN Latin America desembarcou em Hannover para o IAA, maior feira de veículos comerciais do mundo, com todo seu know-how de soluções de transporte para mercados emergentes.

Com atrações focadas em tecnologia, sustentabilidade e conectividade, a fabricante apresentou ao mundo desenvolvimentos na preferência brasileira e, ao mesmo tempo, de olho no futuro. A MAN Latin America ofereceu soluções de transporte amigáveis ao meio ambiente, com veículos robustos e que proporcionam uma operação totalmente viável aos países emergentes em termos de eficiência e produtividade.

Ao redor do mundo, circulam mais de 850 mil caminhões e ônibus Volkswagen, desenvolvidos e fabricados pela montadora. Já são quase 100 mil motores produzidos pela empresa e mais de 100 mil caminhões e ônibus exportados.

Novidades 

O VW Constellation 24.280 desembarcou na feira equipado com kit GNV. O protótipo tem estimadas baixas de 20% nas emissões de CO² frente aos motores diesel.

Outro veículo presente no estande era o VW 25.420 8×2 série Prime. Com acabamento interno diferenciado, cor exclusiva, transmissão automatizada V-Tronic e outros detalhes Premium que destacam as características da marca Volkswagen, o modelo em exposição enfocou o meio ambiente.

Sua cabine eco-friendly traz componentes plásticos feitos por meio de materiais recicláveis, tornando o veículo mais sustentável. Seu projeto eliminou 12 kg de massa, além de trazer em sua composição 18% de materiais recicláveis.

O transporte de passageiros também marcou presença com uma solução bem brasileira: o VW Volksbus 18.280 OT LE, preparado para diesel de cana-de-açúcar.

O chassi foi concebido para rodar com combustível renovável que reduz em 30% a 70% a emissão de óxidos de nitrogênio e materiais particulados. O rendimento do motor é outro destaque: os ganhos chegam a 5%.

A MAN Latin America ampliou as funcionalidades do Volksnet e do MAN Guard, sistemas de telemática para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota voltados aos modelos Volkswagen e MAN, respectivamente.

O exclusivo relatório de Emissão de Carbono permite mensurar a emissão de CO², aspecto que contribui para atender a metas de sustentabilidade. Cada vez mais empresas exigem de seus fornecedores ações de controle de emissões e os gráficos de cada veículo da frota podem ser usados para acompanhar, comparar e verificar o impacto de programas implementados ao longo do tempo.

Dentre as principais novidades estão também informações em tempo real de desempenho dos caminhões, isoladamente e de toda a frota, considerando-se ainda tempo de ar-condicionado ligado, movimento em faixa econômica de rotação e principais infrações cometidas durante a viagem.

Trata-se de uma ferramenta completa, focada no ganho de produtividade e na redução de custos, que pode alcançar até 20%, segundo testes iniciais. Ela auxilia, ainda, no controle de emissões, questão de fundamental importância no mundo todo.

Foto: Divulgação MAN Latin America