Auxílio-paternidade cresce na Alemanha

Segundo o Escritório Federal de Estatística da Alemanha (Destatis), os pais de cerca de 48.000 recém-nascidos, de um total de 165.000 bebês nascidos no segundo trimestre de 2012, obtiveram o auxílio-paternidade no país europeu. Isso corresponde a uma participação paterna de 29,3%. Para as crianças nascidas no mesmo período do ano de 2009, essa participação foi 6% menor (23,4%).

Segundo o Destatis, a maioria dos auxílios-paternidade é obtida na Saxônia (37,9 %), seguida pelo estado da Baviera, com 37,5%, que lideraram os maiores índices dos últimos três anos. Entretanto, o maior aumento percentual registrado foi de Baden-Württenberg que, no mesmo período, obteve um crescimento de 8,6% (de 23,9% para 32,5%). Em contraposição, os menores índices registrados foram em Saarland (18,2%), Renânia do Norte-Vestfália (22,0%), Saxônia-Anhalt (22,6%) e Bremen (22,7%).

Ao contrário dos resultados das participações dos pais, o prazo mínimo de requerimento do auxílio-paternidade no país diminuiu. Para as crianças nascidas no segundo trimestre de 2009, 75% dos beneficiários optou por um período mínimo de subscrição de dois meses. Atualmente, essa proporção subiu para 78,3%.

De acordo com o Destatis, os quatro estados que têm os maiores índices atuais de participação dos pais (Saxônia, Baviera, Turíngia e Baden-Württenberg) registram, ao mesmo tempo, a menor duração do auxílio-paternidade, com 2,8 a 2,9 meses, em média. No país como um todo, enquanto o prazo de subscrição do auxílio-maternidade se manteve constante em 11,7 meses, o auxílio-paternidade sofreu uma ligeira diminuição – no segundo trimestre de 2009, o prazo era de 3,5 meses, três anos depois passou para 3,2 meses.

As cidades de Bremem e Berlim não só apresentam os maiores prazos de subscrição do auxílio-paternidade, com 4,7 e 3,9 meses, respectivamente, como também apresentam uma extensão desse prazo nos últimos três anos. A Renânia do Norte-Vestfália, que ocupa o penúltimo lugar entre os estados alemães na questão da participação dos pais, ocupa o terceiro lugar em relação ao prazo médio de subscrição do auxílio-paternidade, com 3,8 meses.

CC/ Flickr/ Sharon Morellus
CC/ Flickr/ Sharon Morellus