Mais carros brancos na Alemanha

O ano de 2013 marcou o aumento da popularidade da cor branca para os automóveis entre os alemães. Segundo dados da pesquisa da Associação Alemã de Indústria Automotiva (VDA, na sigla em alemão) que investigou as cores escolhidas em carros recém-registrados pela Autoridade Federal de Transportes Motorizados da Alemanha (KBA, na sigla em alemão), em 2006, a porcentagem de carros de passeio na cor branca era menor do que 2%, crescendo continuamente nos anos seguintes. Em 2009, já representava o equivalente a um a cada dez automóveis e, em 2013, passou para um a cada seis (17,9%).

Em termos técnicos, a pintura do automóvel serve para proteger a lataria da corrosão, mas os dados apontam que para o consumidor também se trata de uma forma de expressão da personalidade. Assim como o design do produto, a cor também interfere na revenda do carro por ser um fator determinante de escolha para o novo proprietário.

Além disso, seguindo as tendências de baixa emissão de CO2 dos últimos anos, cada vez mais os veículos sustentáveis aparecem na cor branca em importantes feiras internacionais de automóveis, como foi o caso do Salão do Automóvel de Frankfurt e de Genebra. De fato, antes de se tornar fora de moda em 2006 (com 1,6%), o branco era bastante popular no início da década de 1990 (13,8% em 1991).

Ainda em 2013, o estudo mostra que o preto mais uma vez foi a cor mais escolhida pelos consumidores (28,4% de todos os carros de passeio registrados), seguido pelo prata/cinza (27,9%). Essa última fatia, bastante dominante em 2004 (o equivalente a 46,4% dos registros), enfraqueceu continuamente, enquanto a cor preta ultrapassou a marca dos 20% pela primeira vez em 2002 e atingiu seu ápice em 2008 (com 31,3%). Desde então permaneceu na faixa dos 30%.

Outras cores

Estudos feitos pela alemã TNS Infratest, especializada em pesquisa de mercado, indicaram que três quartos dos entrevistados acreditam que a escolha da cor afeta no valor de revenda do carro. Consequentemente, quase 75% de todos os veículos de passeio registrados durante o ano passado eram de cores “neutras” (preto, prata/cinza e branco). Em contrapartida, cores marcantes como laranja (0,5%), malva (0,6%), verde (1,0%) e amarelo (1,6%) compuseram apenas uma pequena porção do total da frota de veículos novos de 2013.

De acordo com a pesquisa, a cor azul – que representava até 25% dos automóveis novos em 1990 e até o início da década passada ainda estava claramente em segundo lugar, atrás da cor prata/cinza – tem se tornado cada vez menos popular. Em 2012, essa fatia caiu para 8,2% e, em 2013, mostrou os primeiros sinais de recuperação ao atingir 8,5% dos veículos novos.

Em relação aos carros vermelhos, representaram 6,3% do total de veículos de passeios registrados em 2013. Ao longo dos últimos dez anos, a proporção permaneceu entre a marca dos 4% e 7% – com exceção de 2009, ano do bônus ambiental, que registrou 9,1%. Entretanto, há duas décadas, o vermelho era a cor mais popular entre os carros (28,4% em 1991).

Segundo a Autoridade Federal de Transportes Motorizados da Alemanha, o vermelho é uma escolha principalmente do público feminino. No ano passado, as mulheres solicitaram 11,1% dos novos carros nessa cor, que é quase o dobro do valor no mercado como um todo (6,3%). Contudo, entre as três cores mais escolhidas quase não existem diferenças: as mulheres também frequentemente optam pelo preto (23,7%), o prata/cinza (21,9%) e o branco (20,15%) – no total, dois terços dos novos veículos para condutores do sexo feminino são nessas cores. 

CC/ Flickr/ Lindsey Turner
CC/ Flickr/ Lindsey Turner