Praça de Frankfurt recebe obras de arte

Um projeto cultural está levando obras de arte para a Praça Rossmarkt, no centro da cidade de Frankfurt, na Alemanha. A primeira delas, de autoria do artista e arquiteto argentino Tomás Saraceno, é um gigantesco painel formado por figuras geométricas espelhadas.


O artista foi escolhido por um grupo de 25 estudantes do ensino médio para criar uma escultura personalizada para a praça da cidade. A obra, inaugurada na primeira semana de dezembro, estará em exposição até 30 de abril de 2011.


A iniciativa, realizada por meio da parceria da Secretaria de Cultura de Frakfurt com o Museu de Arte Moderna da cidade e outras instituições, tem como proposta promover a integração entre os cidadãos e o espaço urbano que habitam.


O projeto Rossmarkt³ levará à praça de Frankfurt obras de diversos artistas internacionais, eleitos por cidadãos da própria cidade. Cada uma das esculturas ficará exposta por um período de seis meses durante os próximos três anos.


Antes de eleger o artista argentino, o grupo de jovens passou por workshops ministrados pela curadora da exposição, Juliane von Herz. Durante o curso, os estudantes exploraram a história da praça, bem como os aspectos sociais e estéticos de sua urbanização, além de aprender a avaliar projetos artísticos com um olhar mais crítico.


Com o novo método de votação, os organizadores da exposição pretendem usar a arte para promover a democracia e a cidadania local.

Divulgação / Rossmarkt³
Divulgação / Rossmarkt³