Alemanha é uma das semifinalistas do Oscar 2012


A Alemanha está entre os nove países semifinalistas que concorrem ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2012.



Na lista, divulgada na última quarta-feira (18), além do filme “Pina”, do diretor alemão Wim Wenders, se encontram obras da Bélgica, Canadá, Dinamarca, Irã, Israel, Marrocos, Polônia e Taiwan. A produção “Tropa de Elite 2”, de José Padilha, que era a aposta nacional para a edição do Oscar deste ano, ficou de fora da classificação.



“Pina” é um documentário em 3D, que conta a vida e obra da coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), responsável por revolucionar a dança contemporânea e dirigir a companhia de dança Tanztheater Wuppertal, que hoje leva seu nome. O filme foi eleito melhor documentário no Festival Europeu de Cinema, em Berlim, em dezembro de 2011.



Segundo Wenders, o longa começou a ser planejado junto com Bausch, em 2009, e os dois chegaram a gravar quatro peças: "Le Sacre du Printemps" (1975), "Kontakthof"(1978), "Café Müller" (1978) e "Vollmond"(2006)”.



Um dos grandes desafios enfrentados para a realização do trabalho, de acordo com o diretor, foi reunir 40 tipos de música de várias épocas e países distintos na linha narrativa. “Não mudamos nada. Está tudo lá como Pina concebeu”, diz Wenders.



Os 63 longas-metragens inscritos na competição foram exibidos para os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entre os meses de outubro e janeiro de 2011.



Os cinco finalistas e os indicados às outras categorias do prêmio serão escolhidos até domingo (22) e conhecidos pelo público na próxima terça-feira (24).



A cerimônia de entrega do Oscar ocorrerá no dia 26 de fevereiro, no teatro Kodak, em Los Angeles.

Divulgação
Divulgação