Exposição “bauhaus.foto.filme” em São Paulo

A Fundação Bauhaus Dessau apresenta, como parte da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, projeções de filmes raros e originais em telão e uma seleção de fotos que fazem parte do acervo da primeira escola de design do mundo, fechada em 1933 em função da ascensão do nazismo na Alemanha. A exposição, organizada a pedido do Instituto Goethe, estará em exibição no SESC Pinheiros, em São Paulo, até o mês de agosto e segue em turnê para Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.

Após a Primeira Guerra Mundial, a fotografia e o filme despertaram grande interesse de estudantes e professores da Bauhaus, por alcançarem o espírito da contemporaneidade ao serem capazes de registrar a vida acelerada e os diferentes pontos de vista.

Da coleção de fotografias do Arquivo Bauhaus estão representados tanto clássicos de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, quanto obras de fotógrafos menos conhecidos como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul e de artistas desconhecidos.

A parte de cinema tem por objetivo reconstruir o programa cinematográfico que Walter Gropius, arquiteto e fundador da escola, apresentou em 1926 para a abertura do prédio da Bauhaus, na cidade de Dessau. Filmes de artistas do movimento e contemporâneos sobre a arquitetura e arte alternam com entrevistas de testemunhas da escola de design, adaptações posteriores de filmes e esboços de Werner Graeff, Kurt Schwerdtfeger e Kurt Kranz, estudantes da escola e adeptos do movimento Bauhaus.

A exposição permite que a criação histórica da escola de design Bauhaus seja revivida e transmite o conceito de aprendizado de uma “Ciência do Olhar”, no qual é proposto que arte e tecnologia devem formar uma nova unidade.

Bauhaus-Archiv Berlin
Bauhaus-Archiv Berlin