Fé, festa e negócios aguardam turistas na Baviera

A cada dez anos, mais da metade da população de um pequeno vilarejo no sul da Baviera mobiliza-se para a realização de um espetáculo grandioso: a encenação da Paixão de Cristo. A tradição, que começou em 1633, em Oberammergau, transformou-se em atração turística e recebe visitantes de diversas partes do mundo.


De 15 de maio a 3 de outubro de 2010, o elenco de 2,4 mil pessoas, formado quase todo por habitantes da cidade, apresentará cinco vezes por semana o espetáculo com cinco horas de duração, acompanhado por uma orquestra. Neste período, o vilarejo cravado nos alpes bávaros, a 90 km de Munique, vive intensamente a Paixão de Cristo. O roteiro da fé na Baviera terá ainda outro importante reforço neste ano.


Turismo religioso


O turismo religioso também está na programação de Munique, onde acontece o 2º Dia da Igreja Ecumênica, de 12 a 16 de maio. Realizado pela primeira vez no ano passado, em Berlim, o encontro espera 100 mil fiéis neste ano. Entre as atividades estão o diálogo entre diversas religiões, discussões ligadas a temas como política e sociedade e apresentações de teatro, filmes e música, com grande participação de jovens e de 300 expositores.


Oktoberfest


É na capital da Baviera que acontece também a festa mais popular do país. A Oktoberfest München comemora, em 2010, 200 anos de sua primeira edição. Criada para celebrar o casamento do rei Ludwig I com a princesa Teresa da Saxônia em 12 de outubro de 1810, a festa só deixou de acontecer por três anos, por conta da Segunda Guerra Mundial.


Neste ano, a Oktoberfest será realizada entre os dias 18 de setembro e 03 de outubro. Negócios Feiras de negócios também são atrações na localidade e respondem por 30% dos visitantes que viajam anualmente para Munique. Somente no ano passado, a cidade recebeu 5,1 milhões de turistas e registrou 9,95 milhões de pernoites em hotéis e pensões. Em 2010, serão mais de 40 eventos do gênero dos mais diversos setores, tais como tecnologia, máquinas, cosméticos, eletrônica, logística, entre outros. No dia 30 de maio, a cidade sedia o Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

Divulgação/ Messe München
Divulgação/ Messe München