Festival de Berlim vai até 21 de fevereiro

Enquanto o Brasil entra em ritmo de Carnaval, a Alemanha recebe uma das maiores mostras de cinema do mundo, que começou ontem, em Berlim. O Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim, comemora 60 anos com 20 filmes competindo pelo Urso de Ouro e uma programação de mais de 400 títulos em 10 dias de evento.


O drama histórico “Tuan Yuan”, do diretor chinês Wang Quan’an, ganhador do Urso de Ouro em 2007, abriu a sessão oficial do festival. A obra conta a história de um soldado obrigado a fugir para Taiwan com a aproximação das tropas de Mao, em 1949, e que reencontra seu amor de juventude várias décadas depois.


Filmes


Um dos filmes mais esperados é o thriller político “The Ghost Writer”, do cineasta Roman Polanski, que cumpre prisão domiciliar na Suíça desde dezembro e não poderá comparecer à estreia mundial.


Neste ano, nenhum brasileiro concorre nas categorias principais, mas cinco longas serão exibidos em mostras paralelas. Entre os alemães, destaque para “Jud Suss”, do diretor alemão Oskar Roehler, sobre as filmagens por ordem de Hitler e de seu ministro da Propaganda, Goebbels, do filme antissemita de mesmo nome. Neste ano, o juri do Berlinale é presidido pelo cineasta alemão Werner Herzog.


Metrópolis


A celebração do 60º aniversário do Berlinale terá um momento especial: no dia 12 de fevereiro será exibida a versão original restaurada do filme mudo Metrópolis, do diretor alemão Fritz Lang. A projeção será feita ao ar livre, nas imediações do Portão de Brandemburgo, acompanhada pela Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim. O filme de 1927, cujas partes dos negativos ficaram perdidas durante anos, marcou época e tornou-se um dos principais filmes alemães de todos os tempos. A história futurista fala de uma cidade altamente mecanizada, comandada por uma elite e formada por um exército de trabalhadores escravos.


As partes perdidas foram achadas em 2008. A nova versão possui 30 minutos a mais do que a conhecida e foi produzida pela Fundação Friedrich Wilhelm Murnau.


 


Confira os títulos alemães da Mostra Oficial


 Honey, de Semih Kaplanoglu – Turquia/Alemanha


The robber, de Benjamin Heisenberg – Áustria/Alemanha


On the path, de Jasmila Zbanic – Áustria/Alemanha/Bósnia


The hunter, de Rafi Pitts – Alemanha/Irã


The ghost writer, de Roman Polanski – França/Alemanha/Inglaterra


Jud süss, de Oskar Roehler – Alemanha/Áustria


Shahada, de Burhan Qurbani – Alemanha

Berlinale/Divulgação
Berlinale/Divulgação